ELANTRA CLUBE
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Problema no mercador de combustível
Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 I_icon_minitimeSáb Fev 24, 2024 8:06 am por tingolopes

» LINK DO GRUPO DO WHATSAPP (ELANTRA CLUB)
Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 I_icon_minitimeDom Abr 30, 2023 2:38 pm por Dione Pereira da Silva

» Teto Solar desalinhado
Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 I_icon_minitimeQui Jun 03, 2021 10:22 am por caule

» Pane Eletrica
Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 I_icon_minitimeTer Jun 01, 2021 3:20 pm por Evaldo

» Novo Grupo Whats App - ELANTRA CLUB
Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 I_icon_minitimeTer Jun 01, 2021 3:15 pm por Evaldo

» 5,8km/l Elantra 1.8 GLS 12/13
Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 I_icon_minitimeSeg maio 17, 2021 9:13 am por daltonca

» atualização gps elantra 2014
Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 I_icon_minitimeDom Abr 18, 2021 8:09 pm por Alexandre riceto

» Grupo WhatsApp Elantra
Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 I_icon_minitimeSeg Jan 25, 2021 5:59 am por Fão

» Molas esportivas
Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 I_icon_minitimeQui Jan 21, 2021 5:28 pm por helio.poffo

março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis


Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

+6
joaosantiago
LRoberto
Felipe Catelani
dradrianoprieto
WagnerCarlos
marrecomio
10 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 Empty Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por WagnerCarlos Qua Out 07, 2015 3:55 pm

Boa tarde amigos comprei os retrovisores com rebatimento e o botão tb, porém quase tudo funcionou só o botão do rebatimento que não!
Alguém tem o esquema de ligação pois eu comprei os retrovisores na nice motors se eu não me engano e da coreia.

WagnerCarlos

Mensagens : 6
Data de inscrição : 09/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por marrecomio Qui Out 08, 2015 5:21 am

quanto pagou, amigo?

marrecomio

Mensagens : 22
Data de inscrição : 02/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por WagnerCarlos Qui Out 08, 2015 8:44 am

Paguei 1402,50 mais como nosso pais é maravilhso paguei mais 630,00 de tributos

WagnerCarlos

Mensagens : 6
Data de inscrição : 09/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por WagnerCarlos Qui Out 08, 2015 8:45 am

O cara da du som queria passar por 4000,00

WagnerCarlos

Mensagens : 6
Data de inscrição : 09/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por LRoberto Qui Out 08, 2015 8:56 am

WagnerCarlos escreveu:Boa tarde amigos comprei os retrovisores com rebatimento e o botão tb, porém quase  tudo funcionou só o botão do rebatimento que não!
Alguém tem o esquema de ligação pois eu comprei os retrovisores na nice motors se eu não me engano e da coreia.

Bom Dia WagnerCarlos,

A simples instalação dos espelhos e a troca da peça que tem os botões dos vidros, não faz com que funcione!!!
Será necessária a instalação dos conectores junto aos espelhos (conector branco),  será necessário também a passagem de fios de dentro da porta esquerda, a passagem por dentro do painel, e na porta direita.

O vendedor da nicemotors, é o Sr.  Yonghoon Kim,  comprei dele todas as peças do freio a disco que instalei.  É muito prestativo, e envia as peças rapidamente, o que demora é a receita federal.

Aliás, como é que conseguistes pegar estas peças?  Tem um amigo que disse que a receita está trancando o recebimento de autopeças!!!  E quanto te cobraram de imposto, já que conseguiu trazer as peças?

Qualquer coisa que precisares, eu posso tentar te ajudar, pois estou fazendo a pesquisa completa de tudo que precisa ser feito para concluir a instalação.

O teu kit é com ou sem as poodle lamps? Neste caso a instalação tem mais alguns detalhes, pois precisa pegar o sinal da luz interna!  

abs.  -  LRoberto
LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por WagnerCarlos Qui Out 08, 2015 9:12 pm

Boa noite LRoberto ,

Comprei no dia 12/09 chegou ontem 07/10 ai veio uma notificação do correiro dizendo que para eu retirar teria que pagar 630,00 de imposto! Não deu nenhum trabalho fora isso.
Se o amigo me enviar por email o esquema de ligação dos retrovisores eu agradeço muito, eles tem poodle lamps.
Email: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Desde agradeço

WagnerCarlos

Mensagens : 6
Data de inscrição : 09/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 Empty AJUDA

Mensagem por dradrianoprieto Qua Out 14, 2015 8:42 pm

BOA NOITE PESSOAL.
ESTOU PRECISANDO COMPRAR AS SAPATAS E LONAS DO FREIO A TABOR DO ELANTRA 2012/2013. NA MINHA REGIAO AS 2 CONCESSIONARIAS ESTAO EM FALTA.
NAO TENHO EXIRGENCIA PARA SEREM ORIGINAIS DA CONCESSIONARIA. CASO ALGUEM SOUBER ONDE VENDE FAVOR ENVIAR O CONTATO. POIS ATÉ NO ML ESTA DIFICIL.

BOA NOITE

dradrianoprieto

Mensagens : 2
Data de inscrição : 14/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por LRoberto Sex Out 16, 2015 10:57 am

Pessoal,

Estou com o diagrama dos conectores macho/fêmea que fazem a ligação da porta esquerda ao corpo do carro.
Até o presente momento consegui mapear 1 pino que existe no lado macho (corpo do carro) e não está no lado fêmea (porta do motorista). Amanhã 17/10, devo ir para o litoral, e como na casa da praia tenho espaço e boa iluminação, vou verificar a informação de que este pino pode ser a alimentação para os espelhos rebatíveis.

Com relação aos conectores da cobertura delta (nos espelhos), já fiz o mapeamento das posições e cores dos fios, assim como as posições e cores do conector do interruptor que acionado abre/fecha os espelhos.

Tirando o detalhe dos terminais que precisaremos para o perfeito encaixe dentro dos conectores, o estudo está avançando!

Assim que tiver novidades postarei.

Abs. - LRoberto
LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por joaosantiago Sex Out 23, 2015 2:32 am

Olá a todos, este é meu primeiro post.

Peguei meu Elantra 14/15 (versão Top L876) 0Km na oferta de setembro. Excelente carro. Li praticamente todos os posts neste fórum. Muito bacana a participação de todos. Espero poder aprender e contribuir com todos aqui.

Vamos lá...

Esse assunto aqui do retrovisor me interessou. Minha vaga aqui no meu prédio é bem estreita. Escolhi a versão L876 pois na oferta paguei pela Top o mesmo que sairia a versão GATT mais básica. Mas a L876 não tem retrovisor rebatível, que a GATT agora tem!

Eu não sou profissional, sou o que chamam de "power user", ou fuçador. Decidi que vou colocar os espelhos (ainda vou comprar, mas já quis estudar a fundo o assunto), mesmo sabendo que possivelmente perderia a possibilidade de rebater à mão (com risco de danos ao motor do rebatimento). Por isso acho essencial um módulo de rebatimento automático ao travar, pois se a gente esquecer não rebatido e formos embora, algum indivíduo pode vir querer empurrar com a mão (ex: vaga estreita shopping, mercado) e danificar. Ou então, sem módulo, termos memória boa e lembrar de rebater pelo botão SEMPRE.

Outra coisa, preciso verificar se o espelho rebatível funciona na ignição em ON ou só em ACC... eu precisaria que funcionasse em ON, enquanto movo o carro pra dentro da vaga. Ouvi dizer que ele só funciona em ACC ou OFF, pra quando a gente está já de saída do carro...

LRoberto, vi seus posts no hyundai-foruns (EUA) e os comentários lá do user BARBO1 em ter sido bem sucedido. Achei as conexões elétricas que ele reportou um pouco confusas, mas consegui entender. O problema é que o Elantra americano parece que vem com outra fiação. Não tem a seta integrada. Pensei até em pedir pra alguém daqui que tenha o GATT ou mesmo o new i30 pra tentar olhar pra gente o esquema, visto que esses carros aqui já tem o rebatível original (mas aqui no Brasil são sem as lâmpadas puddle, não é?)...

Bom, pra eles lá nos EUA, que não vem com seta, ele comenta que cada espelho precisa receber a informação de seta no pino 11. Esse fio viria lá da unidade BCM, que fica atrás do painel do ar condicionado. Mas nessa dei sorte! Já tem a seta nos nossos, naturalmente com pino 11 OK!!!

O que precisa mesmo acrescentar de cada lado são os fios+pinos 7 e 8 no conector (para o fazer e desfazer o rebatimento - fold/unfold). Esses fios vão depois nas posicoes 8 e 9 "conector A", que fica embaixo dos botoes de comando na própria porta do motorista, já tá ali mesmo, pertinho... Porém precisa passar esse par 7 e 8 também pro lado do passageiro, não é? E por fim, como a alimentação já vem no chicote para ajustar as lentes do espelho, acredito que aí nada a acrescentar. Esquema: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Por fim, para as puddle lamps (que eu sinceramente nem faço questão), acho que ao invés de fazer uma emenda com a luz de teto (headlight ou rooflight), imagino que deve ter um ponto pra ligar elas num conector dentro da coluna A (entre parabrisa e janela do motorista). Vi isso não lembro onde e não anotei, preciso verificar. Eu sei que na BCM via conector C tem o pino pras puddle. Ele deve vir num chicote pra perto da caixa de fusível (junction box) e depois subir pela coluna A esquerda. Esquema: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Acho que no fim das contas, talvez não fique tão difícil assim! Vou esperar o dólar cair e vou fazer!

Aliás, bem top esse site "hemanual.org"!!!!

- o que já fiz no meu Elantra: já instalei um monitor TMPS (pressão e temperatura dos pneus, com alarme). Foto abaixo - OBS pressão em BARs!
- o que estou esperando chegar: palhetas Aerofit Bosch/  trava de estepe com chave tipo multilock (não é porca codificada) / capinha de silicone para a chave inteligente não riscar no bolso.
- o que vou fazer: espelhos rebatíveis/ módulos de conforto com plug sem corte / buzina caracol / engate traseiro / farol projetor (esse, um sonho $$$$, vou fazer campanha de crowdfunding rsrsrsrs)
- o que preciso avaliar ainda: sensor e alarme de ponto cego / câmera frontal de manobras (parachoque) em retrovisor interno LCD / mini gravador de vídeo (DVR) no parabrisa.

Curiosidades off-topic:

- acredito que a tal terceira lâmpada de sinaleira, para a qual existe um "mod" aqui no forum , na verdade, nada mais é do que um espaço que seria para a lanterna de neblina (a qual porém não possui interruptor na chave de seta em nossos modelos, pelo que eu sei).

- A antena de teto tipo shark é para o GPS (e rádio digital XM nos EUA). A antena de rádio fica nos filetes do vidro traseiro (igual desembaçador). Portanto, cuidado com esta parte delicada! Isso está no manual.

Abraços a todos

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

joaosantiago

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por LRoberto Sex Out 23, 2015 8:04 am

Buenos Dias JoãoSantiago,

Seguinte, vou ver se consigo te ajudar em algumas coisas.
1º Vou adiantar uma coisa que queres fazer. Eu instalei as buzinas originais do Hyundai Genesis. Ficaram Perfeitas! o único detalhe para ficar ainda melhor, foi que tive que comprar um parafuso, que não vem no kit, pois achei um local na estrutura do carro, com a previsão para colocar a segunda buzina. Vou te ajudar nisto caso queira, pois estas não tem adaptação, vem com o conector original!

2º Com relação a terceira luz da sinaleira traseira, efetivamente seria possível instalar a luz de neblina, mas seria razoavelmente trabalhoso. Como citastes, não tem o interruptor do painel, mas existe um lugar junto ao comando do ESP!, mas teria que pegar alimentação na caixa de fusíveis, colocar o relé, não sei se no painel tem o lugar do indicador!, e tem que puxar fio até a tampa traseira no lado esquerdo. O conector até tem o lugar do 4º fio, e o soquete da lâmpada teria que ser um de 2 polos 5/21 watts. Não é impossível, mas dá uma trabalheira danada!

3º Os folding mirrors, ainda não comprei, mas estou fazendo a "lição de casa" e já identifiquei muitos detalhes que serão úteis para a futura instalação. E um possível how-to Um detalhe importante que identifiquei é a cor de acabamento, a peça é a 935703X000RY ou RAS ou YDA onde RY é preto, RAS é cinza (o meu) e o YDA é para os carros com acabamento bege.

Nos espelhos são 3 opções, o básico (nossos carros), o intermediário (apenas folding) e o top, (folding e puddle lamps).

O nosso trabalho irá consistir em instalar 2 ou 4 pinos no conector de cada espelho, conforme o kit que for adquirido, e no conector A dos interruptores são 3 conectores, o de alimentação (lilás) e os de fechamento e abertura dos espelhos, verde e cinza. (estou especificando as cores básicas, pois nos chicotes de fábrica usam fios com duas cores).
O pino de alimentação, eu preciso desmontar para fazer os testes de alimentação e continuidade, pois identifiquei no conector macho do lado direito, que tem muito mais pinos do que no conector fêmea, que entra na porta.
Conclusão, o chicote do corpo do carro deve ser padrão, logo, os pinos de passagem do folding mirror devem estar lá, preciso desmontar para localiza-los e obviamente, por serem originais serão (verde/preto) e (cinza/preto). Já as cores dos do puddle lamps eu não sei quais são, mas como na informação que postastes, mostra que o BCM, ativa estas luzes, e como o BCM é parte do chicote principal, muito provavelmente estarão lá os fios, só precisamos identifica-los.

Quanto a sua dúvida sobre o funcionamento dos espelhos, pelo meu conhecimento, o fio lilás de alimentação é do tipo código 30, ou seja, positivo constante, mesmo com o carro desligado!
Também precisamos descobrir como é o esquema, para incorporar a automação ao módulo conforto, que fecha, vidros, teto-solar e liga o alarme, para que feche os espelhos ao trancar o carro.

Se quiser, posso lhe enviar o que já consegui de informações. Qualquer coisa me envie um e-mail para [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

E vamos trocando informações,

Abração - LRoberto
LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por LRoberto Ter Out 27, 2015 8:53 am

Srs.

Fiz a aquisição de uma caneta para teste de polaridades, pretendo com isto, e com o multi teste, fazer o mapeamento dos conectores, pois tenho convicção de que na parte interna, temos tudo pronto, só precisaremos atuar dentro das portas para fazer a instalação dos espelhos rebatíveis.

Qualquer novidade irei postando neste tópico.

Abs. - LRoberto
LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por joaosantiago Qua Nov 11, 2015 6:53 pm

Olá aos amigos do fórum. Tenho novidades para o assunto deste tópico.

Eu procurei outro método para obter as peças necessárias para a instalação dos espelhos rebatíveis.

O motivo é que importar da Coréia via Ebay traz 2 inconvenientes:
- demora para entrega (comprando agora em nov/15 expectativa de entrega para jan ou fev/16...)
- taxação (o que, nas minhas contas, acrescentaria pelo menos algo em torno de R$ 500,00 ao gasto total).

Descobri um fornecedor de peças e acessórios que vende os espelhos retráteis aqui em São Paulo. Comprei um par. Saiu por cerca de R$ 600,00 cada um (retirei lá e não paguei frete). A empresa se chama GateParts.

(Atenção: se você quiser acompanhar minhas dicas abaixo, leia o post completo até o final para tirar todas as dúvidas e saiba que não me responsabilizo por qualquer procedimento ou modificação que você fizer em seu carro.)

Os espelhos que eles vendem são "OEM", ou seja, fabricadas por terceiros para o mercado de reposição (after market). Made in Taiwan. Me surpreendi pela qualidade das peças, não tem as "puddle lamps" noturnas, mas tem os piscas e vieram com as capas (sem pintar) e com os pinos 7 e 8 no conector elétrico (para o motor retrátil). Fiz um pequeno teste de bancada com fonte 12V e o rebatimento funciona perfeito! Muito simples:
(+) 7 e (-) 8 = ABRE
(-) 7 e (+) 8 = FECHA
(OBS): O botão de comando da porta já deve possuir um relé ou mecanismo que faz essa inversão de polaridade conforme pressionado. Não tem segredo, conectar os pinos 7 e 8 do espelho nos terminais 8 e 9 no conector A (fica embaixo do comando do espelho).
Comprei o botão com rebatimento e a moldura dos botões da porta na própria CAOA (cerca de R$ 180 e R$ 120, respectivamente).
SÓ OS BOTÕES = 935733X001RY
SÓ A MOLDURA = 935723X001RY
(CONJUNTO COMPLETO = 935703X000RY, mas não precisa trocar tudo)
Como meu trim code é RY (preto), igual a cor do modelo GATT 14/15 que já tem rebatimento, tinha pronta entrega para 5 dias úteis e já peguei.

A fixação na lateral começa pela desmontagem do original, com porca 10mm, que fica fácil de tirar com chave de biela 10mm. A fixação do espelho novo é por três furos tipo M6, com rosca em latão incorporada ao corpo do espelho. Não veio os parafusos, sugiro comprar 6 unidades de parafusos M6 x 25mm (ou 30mm) sem cabeça e respectivas porcas, com Allen interno para aperto (45 centavos cada, aqui perto de casa). Achei essa fixação melhor que no meu original, que vem com um parafuso+porca tipo prisioneiro, no qual a rosca voltada pro espelho é tipo soberba, ou seja, no espelho original o parafuso "encrava" direto no plástico e isso pode significar maior chance de espanar no futuro. "Ponto" para o OEM!
O conector elétrico é igual ao original (KET). Mas vi que não tem o pino macho n° 6 do aquecimento do espelho, mas isso daria para adaptar até mesmo tirando do original.

Mas... Infelizmente, não pude finalizar minha instalação.
Esse espelho que eles vendem não servem para meu Elantra 14/15 (modelo L876).
Acredito que só serve para os modelos de anos anteriores. A base plástica triangular é maior do que no meu espelho original, pois no meu modelo há um friso cromado na porta que corre a lateral inteira do carro e que passa bem embaixo do espelho (fazendo a base ser menor na altura). Já nos ano-modelo anteriores, pelo que percebi, não há friso embaixo e a base do espelho é maior, indo até a lataria da porta. O friso é da porta, não vem no espelho, cuja diferença então é o tamanho menor da base de fixação.

Devolvi os espelhos e eles me reembolsaram sem problemas. Se tivessem meu modelo, compraria deles novamente com certeza.

Uma pena.

Realmente, vi em sites coreanos que existem 2 part numbers distintos:
876103X510AS / 876203X510AS dobra, pisca (2014->)
876103X010AS / 876203X010AS dobra, pisca (até 10/2013)

Ou seja, o que a GateParts vende é o modelo anterior. Eles por enquanto não tem para meu carro. Privilégio de quem tiver o modelo até 2013...

Eu continuarei na saga para encontar espelhos para meu ano-modelo... Aí postarei novidades quando conseguir.

Abraços

joaosantiago

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por LRoberto Qui Nov 12, 2015 9:10 am

Buenos Dias JoãoSantiago,

Preciosas dicas sobre o conjunto de botões ser em partes, e efetivamente olhando as fotos das peças, fora a moldura, o conjunto de botões de abrir os vidros é um e o interruptor que movimenta os espelhos é outro.

Pesquisei no fourgreen.com que tem consulta no site e o interruptor custa US$ 13,10 e a moldura custa US$ 12,86 obviamente na Korea sai menos, todas as peças que comprei do vendedor NiceMotors custaram menos que as cotações na fourgreen.

Quanto a informação sobre os fios que abrem e fecham os espelhos, o controle todo é do botão, e o ideal é integrar a interface, assim, ao fechar o carro dobra os espelhos.

Estou traduzindo os códigos de cor dos fios originais, os quais não temos como obter, pois muitos são com duas cores, e nunca achei no comércio, só cores simples, mas podemos usar as cores base, algo do tipo, original é Verde/Preto usaremos Verde!

Outra coisa muito importante, com base nos conhecimentos construtivos, o chicote principal é completo, ou seja, teremos que mapear nos conectores macho do corpo do carro, nos lados esquerdo e direito, quais os fios que são a ponte para o folding mirror, até as cores que estou pesquisando, devem nos ajudar nisto, pois é bem provável que as cores sejam as mesmas que chegam nos espelhos.

Quanto a puddle lamp, como visto, tem sinal direto do BCM, assim sendo também precisaremos mapear no conector macho, para fazer a ligação. O terra obviamente é comum, e já tem na porta.

Quanto aos conectores originais, que são da marca KET Korean Elétric Terminal (acho que é assim), achei os modelos

Site onde pesquisei [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

O da cobertura delta junto ao espelho:
CLASSIFICATION Connector > Automotive > Connector > 025
PRODUCT CATEGORY 025 12F OUTSIDE MIRROR CONN'T ASS'Y
Part No. MG655131


Conector fêmea da porta para o corpo do carro

MG644390 Front Door 45F ASSY
Front Door 45F ASSY MG644390

Main Category Connector Sub Category Automotive > Connector > Door
Type Plug Housing
Pole 45P


Conector Macho do corpo do carro
MG654391 Front Door 45M ASSY
Front Door 45M ASSY MG654391

Main Category Connector Sub Category Automotive > Connector > Door
Type Receptacle Housing
Pole 45P

Precisamos descobrir quais são os terminais a serem utilizados nestes conectores.

Alguém pode se habilitar a ajudar nesta pesquisa?

O único que achei que poderá ser compatível é o para uso direto no espelho, pois utiliza o código 025, que em tese é compatível com o conector que vai direto nos espelhos!
ST731053-3 025 FEMALE TERMINAL (M) 025 FEMALE TERMINAL (M) ST731053-3

Main Category Connector Sub Category Automotive > Terminal > 025
Type Receptacle Terminal
Finish Copper Alloy / Pre-Tin


Estamos aumentando o conhecimento juntos, isto é muito bom!

Abração - LRoberto



LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por Felipe Catelani Seg Nov 23, 2015 9:03 am

Acompanhando e esperando o DIY.. rs..

Estava conversando com um vendedor da Koreia sobre o cambio borboleta, aparentemente não é tão difícil instalar, pode puxar um fio direto do cambio para a cinta do airbag, e depois conectar os fios do paddle lá.

Porem a cinta do airbag precisa ter um conector de 12 ou 14 posições, ainda estou estudando sobre o assunto.


Abraços

Felipe Catelani

Mensagens : 6
Data de inscrição : 18/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por joaosantiago Ter Dez 01, 2015 9:19 pm

Olá amigos!

Hoje chegaram meus espelhos rebatíveis da Coréia!

Comprei do Sr Yonghoon Kim, da nicemotors (no ebay). Ele me fez um desconto pois não precisei do botão de comando e da moldura do botão, que comprei aqui no Brasil na concessionária. Paguei USD 320 já com frete expresso EMS. Fui taxado aqui pela RFB em R$ 189.
Link do kit completo (mas eu comprei só os espelhos): [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Comprei em 13/11 e hoje 01/12 já estava em mãos. Achei ótimo.
Comentário: inevitavelmente, todo frete EMS (que equivale ao sedex internacional) passa na alfândega. Isso atrasa um pouquinho algo que poderia ser ainda mais rápido, coisa de 5 a 7 dias a mais. E portanto, taxação em 99% das vezes... eu já sabia disso e concordei, queria o "brinquedo" antes do fim de ano hehehe...

O modelo que adquiri é específico para Elantra modelos 2014 em diante (o meu é versão L876 14/15).
O part number é 876103X510AS / 876203X510AS (lados D e E). O motivo de ter que ser esta versão eu comentei num post anterior (frisos da porta tornam a base menor). Agora o encaixe ficou perfeito, testei a montagem... ainda não fiz a instalação definitiva pois preciso terminar umas análises da parte elétrica antes...

Vieram então os espelhos com as seguintes funções:
- rebatíveis (folding)
- piscas (repeaters)
- luz externa de piso (puddle lamp)
- lente aquecida (heater)
- inclusas capas pintadas (na minha cor, NKA = preto perolizado phantom)
(obs: as lentes dos espelhos vem com dizeres em coreano, e mesmo a lente do motorista é convexa, daquelas que deixam os objetos refletidos menores. Isso parece torná-la mais "panorâmica")

Bom, em relação à elétrica, eu achava que já tinha quase tudo preparado, estava estudando como passar tudo usando o conector original da porta, para ligar as puddle lamps de cada lado no módulo central do carro e para passar um par de fios de rebatimento para a porta do lado do passageiro.
O conector da porta do lado motorista é chamado FD11 e do passageiro FD21.
Tinha obtido todas as pinagens e cores de fios (menos rebatimento) de um manual técnico ETM em inglês, massss... Fui conferir e vi que não batia, pois aparentemente os esquemas que acessei eram do New i30 (chamado Elantra GT no exterior)... muitas funções conferiam nas origens (BCM, SJB, conectores I/P), mas com pinagem e cores diferentes nos encaixes FD11/21 nas portas...
Agora, estou tendo que transpor as anotações para nosso Elantra Sedan (chamado Elantra MD/Avante MD na Coréia e Elantra UD nos EUA)... Eu consegui acesso a um manual elétrico do nosso modelo de carro, mas em RUSSO... no forum russo... Pelo que vi, as pinagens agora batem... Eu até entendo o alfabeto cirílico, mas o que significa cada palavra, impossível, só via Google Tradutor, então está sendo um trabalho bastante lento. Não dá pra copiar e colar dos esquemas no tradutor pois não está em modo texto, é imagem tipo PNG. Então, tenho que ler a figura, digitar em cirílico (русский) e puxar a tradução para o inglês (mais coerente que português). Além disso, a navegação neste manual é bem morosa.
Pra quem quiser se aventurar, sintam-se a vontade (manual ETM em russo):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Melhor ainda, se alguém tiver um manual ETM do Elantra MD (sedan) em inglês para disponibilizar, eu agradeço.
LRoberto, você tem esse manual?

Estamos quase lá!
Se não der pelos pinos de conector porta-carcaça, vou tentar usar um fio de 4 vias bem fino (tipo reden LAN, telefonia, interfone) somente dentro daquele sifão de borracha que vai da porta pra carcaça, passando por fora do conector apenas (uns 2 cm)... Mas pra ver se aguenta a amperagem, vou testar em bancada antes (as puddle que são LED devem aguentar nesse fio de telefonia - acho que é 26 ou 28 AWG - já o motor de rebatimento eu não tenho certeza, vou testar). Eu medi com paquímetro e o diâmetro externo de cada fiozinho no conector do espelho tem diâmetro 1,2mm (o que seria 28 AWG). Vamos ver, será um plano B...

Abraço

João

joaosantiago

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por LRoberto Qua Dez 02, 2015 7:11 am

Buenos Dias JoãoSantiago,

Tá bom não tenho o manual, mas suas contribuições estão ajudando muito a todos aqui do forum.
Estou comprando o kit do nosso colega de forum Marcos Antunes, que trocou por um Elantra como o seu, portanto o problema da base dos espelhos, no meu serve. Com relação ao acabamento do meu ser cinza, minha ideia é aproveitar o comando dos vidros elétricos e comprar o switch dos espelhos e a moldura lá com o Yonghoon Kim, ele é tri gente fina, me atende super rápido, tudo certo. Mas isto é detalhe de acabamento, e uma coisa que observei e já sabia é que as montadoras utilizam vários fios com cores duplas, sendo uma primária (predominante) e a outra secundária, assim sendo nos folding mirrors, tem por exemplo Verde e Preto, no caso a predominante é a cor verde, mas estes fios com cor dupla nunca vi no comércio, então acho que temos que utilizar a cor primária, para ficar mais dentro da originalidade, embora isto seja um preciosismo!

O nosso problema maior ainda é descobrir quais os terminais que são compatíveis com os conectores KET da base dos espelhos e os que citastes, que conectam as portas ao corpo do carro, e o AMP do switch dos espelhos.

Por acaso tens o catálogo da rainha das sete, o catálogo de peças elétricas é possível de fazer o download no site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Na parte de terminais especiais já vi alguma coisa que parece servir, mas não tenho certeza absoluta, acho que será um trabalho de equipe, e é este o espírito de um clube como o nosso!

Chegaremos lá, qualquer novidade vamos atualizando as informações.

Abs. - Luiz Roberto
LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por LRoberto Qua Dez 02, 2015 6:35 pm

Buenas Noite JoãoSantiago,

Tentei dar uma olhado no link que indicastes do forum russo, bem, para a mim a coisa ficou Russa! Não entendi nada nada.

Seguinte, tens como me enviar por MP, o que tiveres sobre os conectores do corpo do carro, deste site russo? O motivo é que estou pegando os esquemas de cores dos fios, e outra coisa é que se conseguirmos identificar os pinos que são utilizados no lado interno, (leia-se corpo do carro ou chicote principal), a ideia é que em tese o chicote principal tem todos os pinos possíveis, e com base nesta informação, temos que achar os 4 que nos interessam no lado direito, e no esquerdo são 5 pinos, se não me engano é o nº 16 que tem um pino dos maiores no lado do carro e não tem no conector da porta, obviamente é a alimentação dos espelhos dobráveis.
Temos que identificar ainda em cada lado, um terra, e um 12V que só tem corrente quando abre as portas, ou destrava o carro, é o sinal do pudlle lamp. Outros dois fios que precisamos encontrar são totalmente passivos, com uma caneta de teste não podem dar sinal algum, são os de passagem pro folding mirror direito.

Chegaremos lá e sem precisar fazer nenhuma gambiarra!

Abs. - LRoberto


LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por LRoberto Ter Dez 08, 2015 11:44 am

Srs.,

Agora somos 4 pessoas no forum com espelhos dobráveis por instalar, eu o Marcos Antunes o Wagner e João Santiago.

Como recebi as peças ontem, tenho duas pequenas coisas a fazer, no caso é medir os "minúsculos" pinos do espelho e os também pequenos do conector do interruptor.

Passo seguinte, quando eu for no litoral, desmontar e medir os conectores, para determinar o tamanho dos terminais que servem, tanto no conector do espelho, como no do interruptor e também do conector da porta ao corpo do carro.

Quanto aos terminais, acredito que os da linha de terminais especiais da Rainha das Sete, devem ter com as medidas que nos atendam.

Outros detalhes que devemos correr atrás, no diagrama dos espelhos que recebi, fala no fusível que alimenta os espelhos, vou tentar descobrir no manual do carro, ou mesmo no carro, talvez tenhamos um espaço vago na caixa de fusíveis!

E é claro, fazer o mapeamento dos conectores do corpo do carro, para encontrar os dois de passagem do folding, os de alimentação das puddle lamps e algum pino terra, para as puddle lamps.

Vou ver se nesta empreitada de mapear os pinos, pego meu vizinho que estuda engenharia automotiva. Putz, vou ferrar o meu camarada hehehe.

E antes que eu esqueça de escrever aqui, fica a pergunta, e aí João como está o site russo??? Qualquer novidade, por favor comente conosco.

Abração a todos. - LRoberto
LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por joaosantiago Qua Dez 09, 2015 12:40 pm

Olá amigos!
Ainda não instalei os espelhos rebatíveis por falta de tempo. O que já fiz foi trocar a moldura e colocar o botão de rebatimento. Vou dizer que deu trabalho, o encaixe é muito justo e nem tudo dá pra soltar do painel da porta, pois no lugar de parafusos, havia alguns pinos de plastico derretido "lacrando" o encaixe da peça da alça do painel da porta... mas enfim, com paciência e jeito, consegui instalar o botão sem ter que romper os pinos derretidos.
Em relação à tradução dos esquemas do elantra club russo, consegui traduzir tudo o que precisava. Resumindo:
Puddle lamps: como LED = diodo, a montagem tem que ser na polaridade certa. O positivo vem da SJB via um fusível "always on", sempre energizado. Nos nossos carros, este fusível está etiquetado como spare (reserva). Não há relê ou interruptor no (+). Portanto, o negativo é quem comanda o ON-OFF. Ele viria da central BCM (que funciona como um relê (-)), via pino C-05 (atrás do painel do ar condic). Olha nesse esquema a descrição da puddle lamp (procure no esquema o C05). Perceba que ao lado esquerdo da legenda "C05", mostra a derivação para o terra, enquando o outro pólo do diodo LED está ligado a circuito B+ (bateria +):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
O (-) seguiria como fio azul-laranja para o conector MF11 (que fica no pé esquerdo do motorista, atrás de uma tampa plastica onde fica a manopla pra abrir o capô). Dali iria para as portas dianteiras (conectores FD11 (motorista) e FD21 (passageiro)). Mas não consegui achar esse fio no MF11...
Espelhos rebatíveis: a fiação do botão de rebatimento até o espelho motorista é fácil de fazer. O pino do espelho tem 1mm e o do botão de comando tem 2mm. Comprei no casadoautoelétrico .com.br uns terminais deste tamanho (procurar na seção "terminais para injeção eletronica"). Não são exatamente da especificação KET ou MOLEX originais, mas vai dar pra usar. Se ficar frouxo, vou colar com um pinguinho de cola quente. Mas para passar os fios para o outro lado, não encontrei nada descrito mesmo. O Sr Kim, da Coreia (nicemotors) também não soube informar. Eu até mapeei os pinos da porta do motorista, fiz um esquema colorido com as cores dos fios, origens e destinos, mas aí teria que descobrir se tem, nos nossos carros, fios extras que não vi descritos mas que então poderiam servir para nosso propósito.
Enfim... eu praticamente desisti de achar a pinagem das portas, até porque reparei que o espaço no vão da porta é muito estreito pra trabalhar... teria que praticamente soltar a porta... amarelei. Então, vou passar os fios pelo painel da porta, dali para o sifão de borracha e de lá, entrarei na carroceria por um furo redondo já existente que tem uma tampinha de borracha mole que fica logo abaixo do conector na carroceria. Esse furo sai logo embaixo da caixa de fusíveis, ele estava tampado ali dentro por um pedaço quadrado de espuma adesiva 2 x 2 cm. Vou passar os fios do rebatimento para o lado do passageiro usando um par de fios dentro de um conduite sob o painel. As puddles eu vou ligar nas luzes do teto mesmo. Se você soltar a coluna A esquerda, tem um vão que desce dali do canto do painel até uma área logo acima da caixa de fusíveis. Vou descer os fios das puddles por ali e vou aproveitar e deixar uns pontos de conexão pra colocar iluminação acessória LED para os pés (motorista/passageiro) sincronizado com a luz interna e puddles.
Bom, por enquanto é isso aí! Se os amigos tiverem sugestão de como pode ser feito melhor, agradeço!
Abraços

João

joaosantiago

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por LRoberto Qua Dez 09, 2015 1:52 pm

Buenas Tardes João,

Bem, podemos dizer que fizestes vários progressos, mas o que escrevestes me deixou com algumas dúvidas extras:
1º Esta parte aqui - O positivo vem da SJB via um fusível "always on", sempre energizado. Nos nossos carros, este fusível está etiquetado como spare (reserva). Isto do LED ter polaridade tudo bem, e eu até imaginava que o sinal que ativa é do tipo "falso terra" ou terra controlado pelo BCM.
Pergunta que não quer calar do ignorante (eu é claro) o que é o SJB ????
já o always on, tudo bem é fio positivo do tipo código 30 ou direto da bateria, protegido por fusível. Mas onde fica este fusível reserva? e tem o lugar para colocar o fusível que energize o sistema?
2º Os conectores FD11 (porta LE) FM11 (corpo LE) segundo o diagrama que consegui tem um pino no lado FM11 que não tem no lado FD11, ou seja, deve ser a alimentação do sistema, neste caso temos uma passagem de corrente para a porta esquerda, que alimentaria os folding mirrors, e serve de positivo constante para as puddle lamps, mas temos que identificar no lado direito se há continuidade, bem é detalhe do mapeamento.
3º os pinos (terminais) que citastes da casa do auto elétrico, quais os modelos que servem, entrei no site e é uma infinidade de modelos!

Uma coisa, como dissestes. "Eu até mapeei os pinos da porta do motorista, fiz um esquema colorido com as cores dos fios, origens e destinos, mas aí teria que descobrir se tem, nos nossos carros, fios extras que não vi descritos mas que então poderiam servir para nosso propósito." Uma pergunta, tens como me enviar o resultado do teu mapeamento por gentileza? Se possível mande pro meu e-mail [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Antecipadamente grato. Abs. - LRoberto
LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por joaosantiago Qua Dez 09, 2015 2:31 pm

Olá Roberto,

1) o significado de SJB é Smart Junction Box, que é a caixa de fusíveis inteligente.

2) realmente aparece nos esquemas russos o pino 16 no conector FD11 lado carroceria, mas não no chicote da porta. Ele vem de um relê que seria para o assento elétrico (na caixa de fusíveis, seria o fusível da coluna 5, fileira 7... no meu identifica como 30A DRV e tem um icone de assento com setas frente+trás). Então, corrigindo, esse fio aí talvez levaria o (+) para a porta para as outras funções do espelho. Ele não é spare (reserva), ele é compartilhado com o assento. Isso de compartilhar fusível é comum em diversos circuitos, e veja, são 30A!!!
Eu tinha falado de um fusível reserva, mas esse aí se refere a outra coisa na verdade, me confundi. Seria o spare (reserva) logo acima desse do assento (20A spare), que descobri que no i30 (mesmo layout de fusiveis), ele serve para as luzes LED diurnas dos faróis (DRL). Esse é um outro projeto meu, pois comprei uns milhas versão 14/15 com LED diurnos e que então usaria esse fusível via chicote I/P-E pino 9. Mas descobri que no meu carro esse pino não é energizado, então vou ligar meus milhas LED diurno num ponto ACC mesmo (acendedor talvez?). Link dos milhas 14/15 com LED diurno: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

3) como a descrição dos terminais no site casadoautoeletrico não é completa, comprei para experimentar estes 2 modelos de terminais para usar no botão de comando de rebatimento:
Terminal ECOSENAL MULT LOC - Fêmea (ETE7801) - TERMINAL INJEÇÃO ELETRÔNICA - PEÇA - Cod. SKU: 29202
e
Terminal GT 1.5MM - Fêmea (ETE7820) - TERMINAL INJEÇÃO ELETRÔNICA - PEÇA - Cod. SKU: 16761
Me pareceu que este último GT1,5mm serviu justinho nos pinos do botão de comando, só tive que amassar um pouco uma pequena aba com alicate para entrar no conector.
Para ligar nos espelhos, que usa pino menor, usarei estes terminais fêmeas usados em eletrônica para protoboard:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
OBS: desse kit do link usarei somente o terminal femea, sem a capinha preta.

Vou te mandar no email o que eu já consegui mapear de pinos da porta, apesar que por enquanto não vou usar essa informação, pois vou fazer as ligações diretamente como citei no outro post.

Abs

João

É isso! Vou postando novidades.

joaosantiago

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por LRoberto Ter Dez 22, 2015 11:55 am

Srs.,

A título de utilidade pública em nosso forum, um link de um manual técnico dos nossos carros.

Para os que estão na batalha direta para a instalação dos folding mirrors, eu enviei por e-mail, e deixo o link abaixo, para quem precisar.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

E é claro, um excelente Natal a todos e que em 2016, consigamos realizar nossos projetos, principalmente o deste tópico!

Abração - LRoberto
LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por LRoberto Qua Jan 27, 2016 8:14 am

Buenos Dias pessoal,

E aí João Santiago, alguma novidade?
O meu carro está de "férias" foi para o serviço de pintura para corrigir uns arranhados no para-choque traseiro e na lateral traseira, que um estúpido amassou abrindo a porta, fez um razoável amassado e tirou a tinta. Vai ficar Zero Km!

Pretendo começar a tarefa de identificação dos fios no carnaval, pois vou para a praia, e vou levar meu arsenal de ferramentas, multímetro, e caneta de polaridade, e é claro toda documentação que conseguimos até o momento, vou tentar localizar os 2 fios de passagem fold/unfold e o terra do C5 do bcm, fio azul/laranja.

Os positivos, devem ser os dos pinos 16 do MF11 e MF21, tem 2 fusíveis de 30 amperes, que são para aquecimento dos bancos, vou testar se eles alimentam os referidos pinos 16, se sim, temos que conseguir os conectores do tipo fêmea para alimentar o botão de folding e puddle do lado esquerdo e puddle do lado direito, 30 amperes, digamos que é "super dimensionado", qualquer coisa se troca por 10 amperes.

seguimos na batalha!


Abração forte a todos. - LRoberto
LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por joaosantiago Seg Fev 01, 2016 9:12 am

Bom dia LRoberto. Eu não mexi com essa parte desde o início do ano. Vamos ver agora no carnaval ou depois se eu faço. Comprei na casadoautoeletrico.com.br uns fios 0,50 mm nas cores cinza e verde para o motor de rebatimento. Para o puddle Led, vou usar branco e azul. O Led vou ligar num fio vindo da luz de teto que já passei pela coluna A esquerda e sob o painel, achei complicado ter que tirar todo o console pra chegar na BCM. E não achei o fio do puddle no conector da porta ou do piso. Pra alimentação, vou usar um fio 0,75 mm vermelho ou laranja. Vou tentar desmontar o conector da porta e passar os fios dentro, mas não consegui alcançar o conector da porta pela parte interna da carroceria. Já desmontei as partes plásticas do painel inferior, estou rodando assim mesmo rsrsrs. Vc tem alguma dica de como chegar nesse conector interno? Abraço

joaosantiago

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por LRoberto Seg Fev 01, 2016 12:09 pm

Buenas Tardes João Santiago,

Não precisa desmontar a console para chegar BCM, pelas minhas contas ele está abaixo do air-bag do lado direito do carro. Para chegar ali, é só tirar a tampa lateral do painel, dois parafusos, e remover o acabamento frontal. O porta-luvas também é fácil de remover.
Mas não sei se é necessário desmontar tudo, só se é para ter a certeza que o BCM, envia o sinal do puddle.

Quanto as cores dos fios, é uma questão de gosto. A bitola 0,5 é até superdimensionada, pois no manual da parte dos espelhos consta que pro motor dos espelhos a bitola é 0,3 mm.

E recapitulando, se não existir a saída de sinal do pudlle do BCM, o negócio é pegar o sinal negativo da luz do teto. A meu ver implica em passar do corpo do carro no lado esquerdo, para a porta esquerda, um positivo constante (30) e o terra da luz do teto, e da porta esquerda até a direita seriam necessários 4 fios, os dois para dobrar/desdobrar os espelhos, o positivo e terra da pudlle lamp.

Porém, caso os dois fusíveis de 30 amperes do pino 16, levem corrente a cada uma das portas e o sinal de pudlle for encontrado nos conectores MF11 e MF21, o único trabalho de transporte, caso não existam são os dois para dobrar os espelhos.

Ainda estou otimista com isto, no caso o maior problema seria conseguir os micro terminas para os conectores M/F 11 e 21. Esta é minha "dor de cabeça", o diagrama em si está dominado, é só as peças e o trabalho braçal. Mas o resultado vai ficar muito show de bola.

E antes que eu esqueça de citar, tem que conectar a interface, tocou na maçaneta da porta, fecha tudo e dobra os espelhos.

Vamos mantendo contato, qualquer novidade, vamos atualizando o tópico.


Abs. - LRoberto
LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos