ELANTRA CLUBE
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Problema no mercador de combustível
Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 - Página 2 I_icon_minitimeSáb Fev 24, 2024 8:06 am por tingolopes

» LINK DO GRUPO DO WHATSAPP (ELANTRA CLUB)
Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 - Página 2 I_icon_minitimeDom Abr 30, 2023 2:38 pm por Dione Pereira da Silva

» Teto Solar desalinhado
Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 - Página 2 I_icon_minitimeQui Jun 03, 2021 10:22 am por caule

» Pane Eletrica
Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 - Página 2 I_icon_minitimeTer Jun 01, 2021 3:20 pm por Evaldo

» Novo Grupo Whats App - ELANTRA CLUB
Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 - Página 2 I_icon_minitimeTer Jun 01, 2021 3:15 pm por Evaldo

» 5,8km/l Elantra 1.8 GLS 12/13
Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 - Página 2 I_icon_minitimeSeg maio 17, 2021 9:13 am por daltonca

» atualização gps elantra 2014
Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 - Página 2 I_icon_minitimeDom Abr 18, 2021 8:09 pm por Alexandre riceto

» Grupo WhatsApp Elantra
Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 - Página 2 I_icon_minitimeSeg Jan 25, 2021 5:59 am por Fão

» Molas esportivas
Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 - Página 2 I_icon_minitimeQui Jan 21, 2021 5:28 pm por helio.poffo

março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis


Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

+6
joaosantiago
LRoberto
Felipe Catelani
dradrianoprieto
WagnerCarlos
marrecomio
10 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 - Página 2 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por LRoberto Qui Fev 11, 2016 6:56 am

Bom Dia Pessoal,

Conforme escrevi, durante o carnaval fiz alguma parte da lição de casa.

Primeiro desmontei toda a parte do lado esquerdo do painel, abri a porta e soltei o conector da porta. Devido a posição não tinha como colocar a caneta de teste.

Soltei o conector macho (lado do corpo do carro). É fácil, uma pequena travinha que empurrei com a chave de fenda e soltou facilmente. Agora para chegar no chicote do conector a coisa é um pouco mais complexa, mas não é impossível hehehe. Com a chave de 10 mm soltei os 3 parafusos que fixam a SJB, ou caixa de fusíveis e consegui com jeito afasta-la.
Tem um acabamento colado dentro da carroceria, por onde passa o chicote, é um material parecido com isopor, um pouco mais denso, mas isto é detalhe, fui puxando de forma a descolar, e com isto consegui puxar o conector para dentro do carro. isto deve ser feito com calma, e observei que na borda vai uma borracha, que é a vedação, portanto muito cuidado ao reencaixar no lugar.

Mas vamos ao que interessa, no meu carro, o pino número 16 é o único que não tem o correspondente no lado da porta, e é um pino com energia positiva constante, ou seja, na classificação de auto elétrica é tipo "30" positivo direto, o pós chave é tipo "15".

Serve perfeitamente ao nosso propósito.

O que precisamos fazer para o projeto ir adiante!!! Conseguir os micro terminais que servem nos conectores, sendo um único do tipo fêmea, o qual utilizaremos para fornecer energia para o interruptor do folding mirrors, e também será o positivo da pudlle lamp, que é o terminal um pouco maior. Os demais que precisaremos, são todos do tipo "pequeno" e serão 8 conjuntos macho/fêmea, 4 conjuntos para cada porta, os quais devem chegar no conector do espelho nos pinos 7 e 8 abre/fecha os espelhos, 9 positivo constante da pudlle lamp, e 10 negativo da pudlle lamp, ligado a luz do teto.

O desenho esquemático eu fiz no papel, vou ver se consigo fazer algo que fique visualmente legal, para postar aqui.

E João Santiago, como estão seus progressos? A parte dos terminais do interruptor e os pinos de protoboard deram certo?

Outra coisa que achei, junto a SJB, foram instalados os módulos de interface, preciso dar um jeito de fazer o nosso sistema funcionar com estes módulos, aí é só tocar na fechadura, fecha o carro, espelhos, vidros, teto solar, tudo automatizado, show de bola.

Vamos compartilhando as informações.

Abração - LRoberto
LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 - Página 2 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por joaosantiago Sex Fev 12, 2016 9:29 am

Oi Roberto, tudo bem? Estou sem tempo ultimamente, por enquanto não montei nada, só o botão de rebatimento que deixei montado na porta. Essa dica sua de alcançar o chicote da porta, soltando e afastando a caixa de fusíveis é interessante. Eu tentei alcançar o chicote sem mexer na caixa e é difícil mesmo, fica num nicho na carroceria, coberto por essa espuma cinza colada que você citou. Os conectores que vc está na dúvida, acho difícil obter originais, mesmo sabendo as especificações. Quem fabrica é a KET ou Molex e achei difícil encontrar em anúncios online de venda avulsa, mesmo nos sites chineses tipo Ali. Existem distribuidoras que fornecem pra fábricas, mas tudo na base de encomendas aos milhares. O jeito acho que é adaptar um terminal parecido de fornecedor tipo rainha das sete. Abs

joaosantiago

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 - Página 2 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por LRoberto Sex Fev 12, 2016 1:37 pm

Buenas Tardes João Santiago,

Fiz uma conferência com as informações do site russo que me enviastes, e fiz o batimento pino a pino com o conector real do meu carro.

Os pinos do FD11, fêmea da porta do motorista, tem 2 terminais a menos que a informação do site russo, são os pinos 40 e 41, que constam como sensor de impacto lateral.

Assim sendo, minha ideia é implantar os 4 pinos no 39, 40, 41 e 42 2 para dobrar os espelhos e os outros 2 para as puddle lamps.

Na porta direita é mais fácil pois tem muito menos fios chegando, portanto muito mais pinos vagos no conector MD21 e FD21.

Em breve mais 4 Elantras com folding mirrors e puddle lamps. Very Happy

Bom Final de Semana pessoal.

LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 - Página 2 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por joaosantiago Sáb Fev 13, 2016 7:47 am

Ótima informação, Roberto. Fico contente em saber que aquele meu esquema traduzido do russo foi útil. Uma dúvida que tenho é se no conector plástico FD11 e FD21, os espaços desocupados (sem pino) estão abertos (vazados) permitindo a passagem do fio/terminal metálico. Pois vi algo no Hyundai Forums americano em que o cara tinha que furar cada espaço pois o fundo estava tampado (fundo cego). Abs

joaosantiago

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 - Página 2 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por LRoberto Seg Fev 15, 2016 7:35 am

Buenos Dias João Santiago,
Ontem a tarde estive pensando, como eu já passei os 4 fios dentro do painel, tenho que fazer a ligação de 3 fios, o terra da luz do teto, para acionar as puddle lamps, e os dois do folding mirrors, para ligar na interface, para que fique tudo automatizado.

Quanto aos materiais, os conectores do interruptor do folding mirrors, que indicastes, ficaram Ok? E os conectores fêmea para protoboard, para ligar direto nos espelhos, também deram certo? Se sim, só precisaremos do fêmea para o pino 16, que irá energizar nosso sistema, e os 4 conjuntos macho/fêmea de cada porta para fazer o transporte dos sinais da porta esquerda para a direita.

Seguimos na batalha, vai dar tudo certo!

Um detalhe que observei dentro do painel, tem uma travessa de metal, super forte que é a estrutura do carro, e tem dois parafusos soldados nela, estou pensando em conseguir as porcas/arruelas compatíveis, para fixar nesta estrutura, as interfaces que fecham vidros/teto solar etc... acho que ficará perfeito, nada apoiado e enrolado em espuma solto dentro do painel.

Sou do tipo perfeccionista. hehehe.

Abração pessoal. E vamos atualizando no tópico!
LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 - Página 2 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por LRoberto Sex Fev 19, 2016 11:26 am

Pessoal,

Dei uma "furungada" no site da KET, achei um e-mail de contato e fiz uma pequena carta contando nossa necessidade de obter os terminais do conector do espelho que é o de código MG655131 e os da porta macho/fêmea MG654391 e MG644390 respectivamente.
Como eu enviei no final da manhã, e na Korea já é sábado de madrugada, se tudo correr bem, na próxima semana poderemos ter uma resposta, nem que seja aquela "não podemos te ajudar" ou quem sabe digam que as peças necessárias são as de número/código tal, etc... como eu pedi especificações, quem sabe podemos achar peças 100% compatíveis aqui no BR.

Seguimos na luta. - Bom Final de Semana - LRoberto
LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 - Página 2 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por LRoberto Ter Fev 23, 2016 7:46 am

Buenos Dias Pessoal,
Ainda no aguardo de resposta do pessoal da KET, até acho que não vão responder, mas tudo bem, vamos conseguir de qualquer forma.

Pergunta importante: João Santiago, os terminais que comprastes na casa do auto elétrico e os terminais para protoboard deram certo?

Os terminais para os conectores MF11 e 21 ainda estou estudando as formas e como se encaixam nos terminais. As medidas que encontrei foram 1,5 mm e 2.8 mm, obviamente não tenho certeza, mas os de 1,5 mm parecem ser coerentes com os terminais que comprastes para o interruptor dos espelhos, assim sendo seriam os que chamam de espadinhas, e os fêmeas achei uns que tem uma dobra, que fica como uma mola pressionando os pinos espada, a explicação não é muito boa, mas seguimos estudando o assunto.

E caso a KET me responda, informando modelos e códigos, seria interessante encomendar com o Yong hoonkim, pois os terminais são pequenos, leves e um lote atenderia a todos nós que estamos precisando, mas obviamente só se houver resposta deles, e de qualquer forma o pessoal da DuSom conseguiu fazer, então é possível.

Abs. - LRoberto
LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 - Página 2 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por LRoberto Qui Fev 25, 2016 7:54 am

Srs.

Mais um pequeno passo em nosso projeto, achei na minha "sucata" um conector de 4 vias, o qual é de alimentação de um notebook, no caso é a entrada do conversor elétrico até a mother board.
Removi os terminais do conector e fiz um teste com os pinos 9 e 10 do espelho, alimentando o 9 com positivo e o 10 com negativo, como o João Santiago já havia informado aqui no tópico. Usei 4 pilhas, portanto são 6 Volts e o LED da puddle lamp acendeu conforme o previsto e mesmo com metade da voltagem achei muito boa a luminosidade, imagino com os 12 volts, vai ficar jóia.

Pelo tamanho dos terminais, acho que vou comprar os fios na bitola 0,3 conforme o manual da Hyundai, pois as peças são minúsculas.

Cheguei a fotografar o conector e os terminais, posteriormente vou providenciar a divulgação destas fotos no forum.

Estou ficando muito entusiasmado, e sigo pesquisando os terminais para os conectores das portas, falta pouco!

Abs. - LRoberto
LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 - Página 2 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por joaosantiago Seg Fev 29, 2016 12:13 pm

Olá Roberto! Comecei neste final de semana a montagem do rebatimento dos espelhos. Comecei pela etapa de passagem dos fios. Antes de tudo, consegui desmontar o conector elétrico da porta, aquele do sifão de borracha. Do lado do motorista, precisei soltar e afastar a caixa de fusíveis, como você havia dito. Peguei um arame fino e usei como passa fio para testar o que passaria pelos espaços livres dos pinos. No conector da porta, terminais fêmeas, passou numa boa. Mas no conector da carroceria, que saiu atrás da caixa de fusíveis, tem os terminais machos. Ali não passa nada! Os furos livres, sem terminal, são muito finos, não entra nada praticamente. Teria que desmontar o conector, soltando uma trava branca, mas fiquei com receio de danificar o chicote. Então, fui pro plano B. Comecei a passar os fios no painel da porta por um buraco que estava tampado com uma borracha redonda de uns 3 cm. Fica do lado do motor do vidro, bem no meio da porta. Não passei pelo furo maior onde chega o chicote porque o tampão de borracha ali está montado grudado com o chicote, como se fosse um funil, todo envolvido por fita adesiva. Bom, os fios seguiram então para o sifao de borracha perto das dobradiças. Ali, fiz os fios saírem antes do sifao, passando direto para um orifício na carroceria que estava tampado com uma borracha redonda de 2 cm, situado abaixo do sifao. Esse furo dá acesso ao interior do carro, embaixo do painel, perto da caixa de fusíveis, chegando por um furo que está coberto por uma espuma quadrada cinza de 3x3 cm. Nessa passagem, passei 5 fios: um para alimentar o circuito, outros 2 para levar o abre fecha pro lado do passageiro e outros 2 para os leds puddle deste lado. Seguiram então para o lado do passageiro, 4 fios: aquele par para o abre fecha e 1 par para o outro puddle Led. Para passar para o outro lado, atrás do console, sem desmontar, usei um cabide, pois é rígido e não embolou como quando tentei primeiro com um passa fio normal flexível. Pra completar o acabamento sob o painel, usei fita de feltro preta adesiva e aquele conduite corrugado preto. Seguindo para a porta do passageiro, os fios fizeram o mesmo caminho que do outro lado: furo interno da espuma quadrada, furo carroceria externo da tampinha redonda, entrada na porta junto ao sifao sanfonado, chegada no painel da porta no furo central de 3 cm. Lembrando que para tudo isso, precisa remover o painel interno das portas e as coberturas plásticas que ficam perto dos pés (como referência, é onde fica a alavanca de abrir o capô do motor). Em breve postarei sobre a montagem dos terminais nos espelhos e no interruptor. E, por fim, sobre o funcionamento. Abs

joaosantiago

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 - Página 2 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por LRoberto Seg Fev 29, 2016 12:26 pm

Buenas Tardes João Santiago,

Eu sei o que é a peça branca que te referes, é que o conector macho, do lado do carro, tem um acabamento que encaixa no conector e vai estreitando até ficar no chicote, tem que desencaixar a travinha branca antes de passar os fios por este lugar, e encaixar novamente após passa-los.

Uma pergunta importantíssima, vistes que o pino 16 lado macho tem energia! minha ideia é conseguir apenas o conector fêmea e fazer a alimentação por este pino.

O meu grande problema é quais são os terminais que são compatíveis, no caso teria que ter os conjunto macho/fêmea dos "pequenos" e um fêmea dos maiores para passar a alimentação.

Hoje pela manhã, busquei o conjunto de terminais para os pinos dos espelhos.
Fios já tenho tudo que preciso, só falta comprar os 3 terminais que informastes, e os que estão nos complicando a vida, que são os da passagem carroceria para as portas.

Uma pergunta, hehehe, o malandro (eu) quer o caminho das pedras!!! onde conseguistes pegar o sinal do terra das luzes do teto na coluna A???
Dica e fotos obviamente. hehehe Very Happy

De qualquer forma estamos chegando perto, até cogitei tentar conseguir os conectores e terminais de algum carro batido, em desmanches. Mas sei que este tipo de coisa no geral os caras cobram muito caro, e os terminais são baratíssimos. Os do espelho custaram R$ 5,50 um conjunto de 10 peças!

Outra coisa que vou escrever antes que eu esqueça, com base no esquema dos pinos do espelho, fiz uma ligação apenas para teste, e acionei a puddle lamp, com 6 Volts, e achei o resultado muito legal, imagino como ficará com 12 volts, acho que vai iluminar muito bem.

Vamos mantendo contato.

Abs. - LRoberto
LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 - Página 2 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por joaosantiago Qua Mar 02, 2016 11:06 pm

Terminais elétricos:



Para o conector do espelho:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
- eu usei com sucesso terminais jumper fêmeas (sem a capinha preta plástica que costuma vir)
- pra encaixar nos pinos machos que vêm no espelho, que são finos, cor prata. Parecem pino IDE de disco rígido ou jumper de placa mãe de PC.
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- esse terminal tem que ser montado em um fio fino (a especificação da Hyundai diz fio 0,3), se for mais grosso atrapalha na inserção desse pino fêmea no conector.
- Se ficar meio frouxo, sugiro aplicar um pouco de cola quente.
- são 4 destes conectores pra montar de cada lado:
 1) pino 10 para puddle^ ( - )... fica ao lado dos fios vermelho 11 e preto 12.
 2) pino 09 para puddle^ (+)
 3) pino 08 para fechar rebatimento*
 4) pino 07 para abrir rebatimento*
^) talvez tenha que inverter esses fios na montagem caso o LED puddle não acenda (depende de polaridade pra acender)
 *) talvez tenha que inverter esses fios na montagem caso o interruptor esteja produzindo funcionamento invertido (abrindo ao invés de fechar)



Para o interruptor no comando da porta:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
- eu usei com sucesso o terminal ETE 7801 da marca rainhadasete.
- pra encaixar nos pinos machos que vêm no interruptor, que são que nem uma espátula fina, cor de cobre.
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- ficou bem firme, só achei que tem que amassar com alicate para afundar as 2 saliências em cada lateral, já que elas atrapalham na inserção desse pino fêmea no conector.
- são 3 destes conectores pra montar:
 1) pino 11 para a alimentação contínua (bateria)... fica entre os fios marrom 12  e preto 10.
 2) pino 8 para abrir rebatimento
 3) pino 9 para fechar rebatimento



Para passagem da porta para a carroceria:

Por enquanto não usei conector: passei os fios direto. Protegi eles com corrugado (FOTO)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Para conectar a alimentação (pino 11 do interruptor) à caixa de fusíveis:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Usei um "tap fuse", que aproveita um circuito sub-utilizado da caixa de fusíveis, para derivar uma linha de alimentação (+),
com a vantagem de acrescentar um novo fusível ao novo circuito, mantendo também o fusível original.
A maior vantagem: não precisa cortar chicote original e pode desconectar a qualquer hora.
- LINK para o TAP FUSE: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



Para trazer o par +/- para o Puddle Led:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
- desparafusar o porta-objetos da luz de teto frontal (2 parafusos)
- aproveitar o encaixe "festoon" de uma das lampadas torpedo de teto e emendar ali um par +/- para o LED puddle dos espelhos
- Descer esse fio pelo forro rente ao para-brisa e pela coluna frontal A (por baixo do plástico, sai sob o painel perto da caixa de fusíveis)
- Sugiro usar um adaptador para esse conector Festoon tipo torpedo... Melhor ainda se vc estiver trocando suas luzes de teto por placas LED:
- LINK adaptador (vem num kit com LED teto): [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

É isso

Abs

Joao

joaosantiago

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 - Página 2 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por joaosantiago Qua Mar 02, 2016 11:14 pm

Ah, faltou dizer que estou finalizando a montagem no carro, então ainda não testei o funcionamento na prática. Mas não tem o que dar errado, já testei o rebatimento e os leds com uma fonte 12V numa bancada e foi perfeito.

Qualquer coisa, eu refaço no futuro a passagem pelas portas usando o conector principal, se a gente conseguir um esquema fácil pra esses terminais (que tá dificil encontrar).

Abs

joaosantiago

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 - Página 2 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por LRoberto Qui Mar 03, 2016 7:51 am

Buenos Dias João Santana,

Tá quase lá hein!

Seguinte, recebi um e-mail do pessoal da TC Chicotes, da área de engenharia, respondi com meus telefones de contato, mas enviei junto duas fotos editadas dos conectores, onde fiz as indicações dos pinos que faltam, e fiz um texto explicativo sobre a nossa necessidade.

E sua ideia de utilizar os sinal positivo e negativo da luz do teto me deu uma ideia, pois inicialmente meu plano era pegar o sinal positivo do interruptor dos folding mirrors e pegar só o terra da luz do teto. Mas pode ser que os motores geram alguma indução, portanto vou fazer desta forma, mas vou ver se consigo fazer um esquema bem legal, com conectores, tudo bem estruturado.

Estamos chegando lá, e na hora de executar, tem que fazer uma boa documentação fotográfica para criar o HOW-TO.

Abração - LRoberto
LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 - Página 2 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por LRoberto Sex Mar 04, 2016 1:05 pm

Seguindo na execução do projeto,
Fiz a encomenda de 4 terminais para o interruptor do folding mirror, são necessários 3, mas achei melhor pedir um extra, como "reserva técnica".

Estou pensando na possibilidade de puxar os sinais + e - para a puddle lamp, ou da entrada principal, onde temos as luzes de leitura, ou da luz que serve pro banco de trás, ali é para ser mais simples, pois são apenas os 2 fios, só o chicote fica mais comprido.
Mas vou fazendo o meu planejamento com calma, até porque acho que só vou poder colocar a mão na massa quando for na casa da praia, então só na páscoa.

Até lá espero ter todo o material em mãos, inclusive a moldura e o interruptor na cor cinza que encomendei hoje, lá pro amigo YoonghonKim vai ficar em US$ 19,00 as duas peças.
Mais o imposto e a taxa do correio, tá caro viver neste país!!!!

Bom Final de Semana a todos!

Abs. - LRoberto

LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 - Página 2 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por LRoberto Seg Mar 07, 2016 3:08 pm

Buenas Tardes Pessoal,

Atualizando as informações, o pessoal da TCChicotes "amarelou" kkkkkk

Resolvi partir para a ignorância, vou tentar conseguir os conectores num desmanche de carro batido.

Pelas minhas contas, temos um pequeno leque de opções, não precisa obrigatoriamente ser de um Elantra, pode ser de carros com plataformas compartilhadas, no caso pode ser peça de Veloster, New I30, e New Cerato, que é um Elantra da Kia.

Fiz contato com uma empresa, e inicialmente o carinha ficou de ver as peças de um Veloster, mandei-lhe as fotos dos conectores e terminais.

Não sei os detalhes de valor, se só vende o conjunto, mas se for o caso, acho que vale a pena pegar os dois conectores, dos dois lados, aí eu providencio a extração dos terminais e fazemos um esquema para todos, dá para enviar os "kits" para cada um que está na procura destas peças, e dividimos os custos o que acham?

Assim que eu tiver novidades irei postando!

Abs. - LRoberto
LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 - Página 2 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por joaosantiago Seg Mar 07, 2016 4:01 pm

Roberto,
Conforme eu te disse, eu preferi fazer a passagem direta dos fios da porta para a carroceria, pulando  o conector. Qualquer coisa, posso adaptar futuramente os conectores (fazendo um retrofit, como dizem).
Mas, pra ajudar, fiz uma busca nesses chicotes que vc disse. O que encontrei pra tentar desmontar e tirar os terminais foi o seguinte, :

Caixa De Fusivel Reles Hyundai Elantra 2013- Chicote Cortado
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

CHICOTE DA PORTA TRASEIRA LADO ESQUERDO - Porta traseira esquerda - PEÇA - HYUNDAI Lavita de 2001 até 2010 - Cod. SKU: 916503J020
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Veja se algum deles interessa. Não conheço os vendedores, é apenas resultado de busca.

Att

João

joaosantiago

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 - Página 2 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por LRoberto Ter Mar 08, 2016 7:10 am

Buenos Dias João Santiago,
Já havia encontrado alguma coisa, em primeiro lugar são produtos relativamente caros, pois os micro terminais são coisas de centavos!!!

O que eu estou tentando conseguir são apenas os conectores macho/fêmea 11 e 21, pois são exatamente o que precisamos.

Aquele chicote de porta traseira pro exemplo, custa quase 500 pila e teria apenas os terminais fêmea que nos interessam, muito custo e pouco benefício.

Trocando de assunto, e aí quase funcionando? mantenha-nos informados.

Abs. - LRoberto
LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 - Página 2 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por LRoberto Qua Mar 09, 2016 9:32 am

Buenos Dias Pessoal,
Estou verificando a possibilidade de usar os terminais do Veloster, pelas imagens me parecem ser compatíveis.
Estou aguardando o retorno lá da demolidora de veículos, pedi o valor e a forma de pagamento que posso utilizar.

Abaixo as fotos que me enviaram das peças.
Abs. - LRoberto
Conectores Macho e Fêmea do Veloster
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 - Página 2 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por joaosantiago Qui Mar 10, 2016 10:26 am

Lroberto, bom dia
As fotos não abrem, pelo menos aqui.

Att

João

joaosantiago

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 - Página 2 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por LRoberto Qui Mar 10, 2016 12:16 pm

Buenas Tardes João Santiago,


Te enviei as fotos por e-mail

Dá uma olhada, e diga o que acha?



Abs. - LRoberto
LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 - Página 2 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por Braite Qui Mar 10, 2016 6:07 pm

Senhores, boa noite!

Não estou muito a par do assunto, mas apenas para ajudar, eu acredito que os terminais do Veloster sejam compatíveis sim... Eis o motivo: o meu veículo é o modelo Gatt que tem rebatimento de fábrica, o meu módulo da Tury, que instalei para rebatimento dos retrovisores e subida dos vidros, era o mesmo utilizado no Veloster aqui no Brasil e hoje ele é usado para o Elantra Gatt, observei a instalação e é somente plugar mesmo, os terminais da central no módulo encaixam perfeitamente nos plugs que conectam no comando central da porta,  onde tem o botão que liga o rebatimento com o chicote dos retrovisores. Por essa analogia que acredito que funcione. Espero que ajude, abraços!

Braite

Mensagens : 53
Data de inscrição : 26/09/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 - Página 2 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por LRoberto Qui Mar 10, 2016 10:51 pm

Boa Noite Braite,

Em primeiro lugar gratos, digo em nome de todos, pois toda ajuda é bem vinda!

O módulo de fechamento de vidros, portas e folding mirrors, pelo que eu sabia era o mesmo nos Veloster, Sonata e Elantra, sendo que nos Elantra, teríamos dois fios "sobrando", ainda não abri a porta esquerda, mas se o sistema for do tipo plug-and-play que usam no HB20 por exemplo, onde é usado um conector de passagem, que fica como um espécie de sanduíche entre os conectores originais, e automatiza as funções, bem, se for assim, vou simplesmente soltar foguetes, pois tem um módulo atrás da SJB, que obviamente não é original do carro e não faço ideia do que é, a princípio eu achava que é a interface, vou saber só quando desmontar com calma.

E com relação aos terminais utilizados nos carros Hyundai e Kia, são fabricados pela KET Korean Elétric Terminal, ou é quase isso. Bem uma montadora sempre que possível produz os carros com a maior quantidade de peças que possível comuns a vários modelos, e os conectores e terminais com toda certeza fazem parte destas peças em comum, até porque nas pesquisas que fiz, achei no Aliexpress, vendedores de terminais, que ofereciam "Rolos" de 3.000 pinos, imaginem numa linha de montagem a quantidade destas peças, e imaginem como seria complicado, se fosse algo do tipo, agora é pino pro Elantra, depois pro I30, etc... e não fossem compatíveis entre si, seria uma loucura.

Bem, meus planos são ir no próximo sábado a cata destes terminais. Espero que consigamos resolver este problema.

Abs. - LRoberto
LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 - Página 2 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por LRoberto Sáb Mar 12, 2016 4:05 pm

Ilustres amigos,

Venho aqui informar os progressos deste final de semana:

1º - adquiri o conjunto de conectores do Veloster, conforme fotos de post anterior. Efetivamente o que tem a menos é a quantidade dos pinos pequenos.
2º - como são peças usadas, estou limpando, e fotografando os passos de como desmontar (ou destruir) kkkkk.
3º - Após remover os pinos irei fazer a medida e irei fotografar tudo, acho que alguns modelos da Rainha das Sete deve servir, até porque as peças em desmanche são caras, só este par de conectores custou R$ 400,00 e cada terminal custa pouco mais de um real, mas não me queixo disto, fiz como meu pai sempre dizia, "vou pagar para ver" O que todos ganharemos com isto? fazendo a engenharia reversa, ou seja, desmontar para ver como foi feito, é a forma com que conseguiremos identificar peças nacionais compatíveis, com baixo custo, e principalmente, teremos todo o procedimento documentado, facilitando a instalação.

É claro que no presente momento os maiores interessados, eu, João Santiago, Marcos Antunes e Wagner seremos os beneficiados imediatos, mas a documentação para futuros how-to, irá facilitar o procedimento para pessoas que futuramente queiram fazer o mesmo.

Aguardem, em breve as fotos!

Bom final de semana! - Luiz Roberto
LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 - Página 2 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por LRoberto Seg Mar 14, 2016 3:07 pm

Senhores,

Fazendo o trabalho de engenharia reversa, abaixo algumas fotos do conector do Veloster que adquiri e estou desmontando, por enquanto o lado fêmea.

Conforme consta estes conectores são do tipo híbrido, pois usam terminais de dois tamanhos. O que observei, os terminais pequenos ficam bem encapsulados dentro do conector, a barra branca que tem no conector, deve ser deslocada, para permitir a manipulação dos terminais, explico melhor depois.

Algumas medidas que fiz com um singelo paquímetro de plástico, sei que não deve ser perfeito, mas dá para ter uma ideia.

O comprimento total é de 12 mm, a parte fechada onde o pino macho se insere é de 7 mm

Como o formato dos terminais é quadrado, o formato da entrada do terminal é de 2x2 mm nos terminais pequenos e de 3x3 mm no terminal grande.

Espero que as imagens ajudem a dar uma visão melhor das peças.


abs. - LRoberto



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 - Página 2 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por joaosantiago Seg Mar 21, 2016 11:23 am

Olá amigos,

Aproveitei esse fim de semana que eu estava na casa dos meus sogros, pois lá tem uma garagem mais espaçosa e com tomada, e terminei a instalação dos espelhos. Deu tudo certo! Tanto o rebatimento como as puddle lamps (lampadas de solo) estão funcionando.

Fiz exatamente o que tinha planejado, conforme descrevi nos outros posts. Só deixo a dica que, ao inserir os terminais fêmeas de 1mm no conector 12 pinos do espelho, que se use algum objeto fino para empurrar os conectores bem para dentro do terminal, pra não dar mau contato.

Devido a pressa pra aproveitar a permanência nos meus sogros, não tive tempo de tirar fotos.

Qualquer dúvida, estou a disposição.

João

joaosantiago

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Elantra - Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014 - Página 2 Empty Re: Esquema de Instalação de retrovisor com rebatimento elantra 2014

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos