Muito importante - Bateria e falhas eletrônicas
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Muito importante - Bateria e falhas eletrônicas
Boa Tarde Pessoal,
Estou abrindo este novo tópico com o intuito de adicionar conhecimento novo ao fórum.
Meu Elantra é 12/13 e ainda estava com a bateria original, a qual já havia passado de 4 anos e meio. Em recente viagem de férias na qual o carro ficou parado por 2 semanas, na hora de ligar, deu tec tec tec e nada. Acionei o seguro, e antes de qualquer coisa o mecânico fez um simples teste com um multiteste. 1º verificou a voltagem com a bateria em repouso, deu na faixa dos 12 Volts, ao tentar bater arranque, se a tensão cair para 8 Volts, é bateria condenada direto.
Como neste teste ainda deu 10 Volts, o cara disse, não posso condenar, mas fique esperto que pelo tempo de uso pode te deixar na mão a qualquer momento. Deu uma carga, liguei e durou mais um mês e meio.
Como deu mais uma rateada, fiz o teste com multimetro e ainda ficava nos 10 Volts, dois dias depois, fui ligar e tec, tec, mas pegou!!! e aí veio a surpresa desagradável, acendeu a luz do ESP!!!!!!, andei com o carro e após meia hora em um estacionamento, funcionou Ok, e a luz do ESP apagou
Não tive dúvida, solicitei uma Heliar de 60 amperes nova, me entregaram em casa, e está tudo bem, o cara testou a carga e o alternador está ótimo dá 14,4 Volts.
Bem, agora é que vem a informação importante, vi um vídeo, no qual o ADG, do Por dentro da oficina, é um canal do Youtube. Onde ele diz que as quedas bruscas de tensão, que ocorrem com as baterias que começam a ficar cansadas, podem gerar erros em módulos dos carros.
O meu deu no ESP, mas se "auto ressetou", tenho um colega que tem Ford Focus, e no dele o computador indicou problemas no motor ou coisa parecida, ele foi pesquisar e encontrou relatos de carros em que as concessionárias trocaram módulos e por coincidência também a bateria, ficaram Ok, mas por modestos R$ 7.000,00 é isto mesmo 7 mil reais, e seria apenas uma nova bateria e talvez um reset na central.
Bem, espero que esta informação possa ser útil para evitar gastos inúteis.
Um grande abraço pessoal. - LRoberto
Estou abrindo este novo tópico com o intuito de adicionar conhecimento novo ao fórum.
Meu Elantra é 12/13 e ainda estava com a bateria original, a qual já havia passado de 4 anos e meio. Em recente viagem de férias na qual o carro ficou parado por 2 semanas, na hora de ligar, deu tec tec tec e nada. Acionei o seguro, e antes de qualquer coisa o mecânico fez um simples teste com um multiteste. 1º verificou a voltagem com a bateria em repouso, deu na faixa dos 12 Volts, ao tentar bater arranque, se a tensão cair para 8 Volts, é bateria condenada direto.
Como neste teste ainda deu 10 Volts, o cara disse, não posso condenar, mas fique esperto que pelo tempo de uso pode te deixar na mão a qualquer momento. Deu uma carga, liguei e durou mais um mês e meio.
Como deu mais uma rateada, fiz o teste com multimetro e ainda ficava nos 10 Volts, dois dias depois, fui ligar e tec, tec, mas pegou!!! e aí veio a surpresa desagradável, acendeu a luz do ESP!!!!!!, andei com o carro e após meia hora em um estacionamento, funcionou Ok, e a luz do ESP apagou
Não tive dúvida, solicitei uma Heliar de 60 amperes nova, me entregaram em casa, e está tudo bem, o cara testou a carga e o alternador está ótimo dá 14,4 Volts.
Bem, agora é que vem a informação importante, vi um vídeo, no qual o ADG, do Por dentro da oficina, é um canal do Youtube. Onde ele diz que as quedas bruscas de tensão, que ocorrem com as baterias que começam a ficar cansadas, podem gerar erros em módulos dos carros.
O meu deu no ESP, mas se "auto ressetou", tenho um colega que tem Ford Focus, e no dele o computador indicou problemas no motor ou coisa parecida, ele foi pesquisar e encontrou relatos de carros em que as concessionárias trocaram módulos e por coincidência também a bateria, ficaram Ok, mas por modestos R$ 7.000,00 é isto mesmo 7 mil reais, e seria apenas uma nova bateria e talvez um reset na central.
Bem, espero que esta informação possa ser útil para evitar gastos inúteis.
Um grande abraço pessoal. - LRoberto
LRoberto- Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS
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