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Correia dentada ou corrente??

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Correia dentada ou corrente??

Mensagem por Rafael Reis em Sab Jul 01, 2017 9:12 am

Bom dia galera....

Uma duvida.. o elantra 2013 automatico, utiliza correia dentada ou corrente?
Ultimamente , ao ligar o carro, apresenta um barulho de correia deslizando.. aquele grito sabe... e depois para... é so na partida a frio.

Alguem pode ajudar?

Abraço

Rafael Reis

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Re: Correia dentada ou corrente??

Mensagem por LRoberto em Ter Jul 04, 2017 11:07 am

Bom Dia Rafael,

O motor Nu 1.8 do Elantra utiliza corrente de distribuição, ou seja, não tem manutenção!

O que poderá causar este ruído ao ligar o carro é a correia de acessórios, que impulsiona a bomba d'água, alternador e compressor do ar condicionado.

A vida útil deve ser bem grande, a do meu carro é a original com mais de 70.000 Km, não faz ruído e está com aparência de nova.

Podes conferir o ajuste, tem um parafuso de regulagem junto ao alternador, mas não deve colocar tensão em demasia, pois pode reduzir a vida útil.
Outra coisa que é possível fazer, é aplicar uma pequena borrifada de grafite em pó (dos que se usa em fechaduras), na parte interna da correia, e como disse é uma pequena quantidade a qual deve ser aplicada na parte interna, onde ficam os vincos.

Aliás sugiro que apliques o grafite antes de partir para o aperto da correia, pois como o grafite é um lubrificante seco, o qual não junta sujeira, pode ser que o ruído desapareça.

Qualquer coisa estamos aí para ajudar.

abs. - LRoberto
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Re: Correia dentada ou corrente??

Mensagem por Marcos Pires em Qua Dez 20, 2017 9:07 pm

Boa noite, tenho um Elantra 2012-2013 e na partida a frio apresenta esse ruido e logo em seguida para.
Pois percebo que tem um leve ruido em um dos rolamentos que fica proximo a correia.

Marcos Pires

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Re: Correia dentada ou corrente??

Mensagem por LRoberto em Qui Dez 21, 2017 6:30 am

Marcos Pires escreveu:Boa noite, tenho um Elantra 2012-2013 e na partida a frio apresenta esse ruido e logo em seguida para.
Pois percebo que tem um leve ruido em um dos rolamentos que fica proximo a correia.

Marcos Pires

Bom Dia Marcos Pires,
Um detalhe que me ocorreu, ao acionar o motor pela manhã (leia-se primeira vez no dia), em primeiro lugar a bateria tem que suprir energia para o motor de arranque que é uma "paulada", quando o motor aciona, a central com base na temperatura do bloco do motor, aumenta o tempo de injeção, e dá um pequeno aumento na marcha lenta, o qual vai gradativamente retornando para a rotação normal, quando a temperatura do motor começa a subir, este é um momento de maior consumo de energia, o qual é suprido pelo alternador, que por sua vez "pesa" ou seja, oferece mais resistência a sua rotação, que é feita pela correia, e no caso gera este ruído.

Com relação ao ruído de rolamento, o que posso lhe dizer é que o principal suspeito seria o rolamento do alternador, até existe um teste do tipo "mecânico raiz" para isto, é bem simples, ligar o motor, pegar uma chave de fenda, encostar a ponta da chave na carcaça do alternador, e encostar o ouvido no cabo da chave, com o alternador girando, se o rolamento estiver roncando, faz um barulho que é possível detectar, é mais ou menos um "estetoscópio" rudimentar.

Se for o caso, o conserto será apenas o rolamento o qual aliás também pode ser um fator que ajuda a dificultar a rotação, aumentando o ruído da correia.

Simplificando, verifique se é mesmo o rolamento e providencie o conserto, de quebra dê uma verificada na correia.

Espero que estas informações possam lhe ser úteis.

Um grande abraço - Luiz Roberto
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Re: Correia dentada ou corrente??

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