ELANTRA CLUBE
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Problema no mercador de combustível
Correia dentada ou corrente?? I_icon_minitimeSáb Fev 24, 2024 8:06 am por tingolopes

» LINK DO GRUPO DO WHATSAPP (ELANTRA CLUB)
Correia dentada ou corrente?? I_icon_minitimeDom Abr 30, 2023 2:38 pm por Dione Pereira da Silva

» Teto Solar desalinhado
Correia dentada ou corrente?? I_icon_minitimeQui Jun 03, 2021 10:22 am por caule

» Pane Eletrica
Correia dentada ou corrente?? I_icon_minitimeTer Jun 01, 2021 3:20 pm por Evaldo

» Novo Grupo Whats App - ELANTRA CLUB
Correia dentada ou corrente?? I_icon_minitimeTer Jun 01, 2021 3:15 pm por Evaldo

» 5,8km/l Elantra 1.8 GLS 12/13
Correia dentada ou corrente?? I_icon_minitimeSeg maio 17, 2021 9:13 am por daltonca

» atualização gps elantra 2014
Correia dentada ou corrente?? I_icon_minitimeDom Abr 18, 2021 8:09 pm por Alexandre riceto

» Grupo WhatsApp Elantra
Correia dentada ou corrente?? I_icon_minitimeSeg Jan 25, 2021 5:59 am por Fão

» Molas esportivas
Correia dentada ou corrente?? I_icon_minitimeQui Jan 21, 2021 5:28 pm por helio.poffo

abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis


Correia dentada ou corrente??

+2
LRoberto
Rafael Reis
6 participantes

Ir para baixo

Correia dentada ou corrente?? Empty Correia dentada ou corrente??

Mensagem por Rafael Reis Sáb Jul 01, 2017 9:12 am

Bom dia galera....

Uma duvida.. o elantra 2013 automatico, utiliza correia dentada ou corrente?
Ultimamente , ao ligar o carro, apresenta um barulho de correia deslizando.. aquele grito sabe... e depois para... é so na partida a frio.

Alguem pode ajudar?

Abraço

Rafael Reis

Mensagens : 22
Data de inscrição : 21/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Correia dentada ou corrente?? Empty Re: Correia dentada ou corrente??

Mensagem por LRoberto Ter Jul 04, 2017 11:07 am

Bom Dia Rafael,

O motor Nu 1.8 do Elantra utiliza corrente de distribuição, ou seja, não tem manutenção!

O que poderá causar este ruído ao ligar o carro é a correia de acessórios, que impulsiona a bomba d'água, alternador e compressor do ar condicionado.

A vida útil deve ser bem grande, a do meu carro é a original com mais de 70.000 Km, não faz ruído e está com aparência de nova.

Podes conferir o ajuste, tem um parafuso de regulagem junto ao alternador, mas não deve colocar tensão em demasia, pois pode reduzir a vida útil.
Outra coisa que é possível fazer, é aplicar uma pequena borrifada de grafite em pó (dos que se usa em fechaduras), na parte interna da correia, e como disse é uma pequena quantidade a qual deve ser aplicada na parte interna, onde ficam os vincos.

Aliás sugiro que apliques o grafite antes de partir para o aperto da correia, pois como o grafite é um lubrificante seco, o qual não junta sujeira, pode ser que o ruído desapareça.

Qualquer coisa estamos aí para ajudar.

abs. - LRoberto
LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Correia dentada ou corrente?? Empty Re: Correia dentada ou corrente??

Mensagem por Marcos Pires Qua Dez 20, 2017 9:07 pm

Boa noite, tenho um Elantra 2012-2013 e na partida a frio apresenta esse ruido e logo em seguida para.
Pois percebo que tem um leve ruido em um dos rolamentos que fica proximo a correia.

Marcos Pires

Marcos Pires

Mensagens : 2
Data de inscrição : 21/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Correia dentada ou corrente?? Empty Re: Correia dentada ou corrente??

Mensagem por LRoberto Qui Dez 21, 2017 6:30 am

Marcos Pires escreveu:Boa noite, tenho um Elantra 2012-2013 e na partida a frio apresenta esse ruido e logo em seguida para.
Pois percebo que tem um leve ruido em um dos rolamentos que fica proximo a correia.

Marcos Pires

Bom Dia Marcos Pires,
Um detalhe que me ocorreu, ao acionar o motor pela manhã (leia-se primeira vez no dia), em primeiro lugar a bateria tem que suprir energia para o motor de arranque que é uma "paulada", quando o motor aciona, a central com base na temperatura do bloco do motor, aumenta o tempo de injeção, e dá um pequeno aumento na marcha lenta, o qual vai gradativamente retornando para a rotação normal, quando a temperatura do motor começa a subir, este é um momento de maior consumo de energia, o qual é suprido pelo alternador, que por sua vez "pesa" ou seja, oferece mais resistência a sua rotação, que é feita pela correia, e no caso gera este ruído.

Com relação ao ruído de rolamento, o que posso lhe dizer é que o principal suspeito seria o rolamento do alternador, até existe um teste do tipo "mecânico raiz" para isto, é bem simples, ligar o motor, pegar uma chave de fenda, encostar a ponta da chave na carcaça do alternador, e encostar o ouvido no cabo da chave, com o alternador girando, se o rolamento estiver roncando, faz um barulho que é possível detectar, é mais ou menos um "estetoscópio" rudimentar.

Se for o caso, o conserto será apenas o rolamento o qual aliás também pode ser um fator que ajuda a dificultar a rotação, aumentando o ruído da correia.

Simplificando, verifique se é mesmo o rolamento e providencie o conserto, de quebra dê uma verificada na correia.

Espero que estas informações possam lhe ser úteis.

Um grande abraço - Luiz Roberto
LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Correia dentada ou corrente?? Empty Re: Correia dentada ou corrente??

Mensagem por gilsonac Ter Mar 13, 2018 4:32 pm

Boa Tarde!
Tenho um Elantra 2.0L 16V 2012/2013 e não consegui chegar a um veredito de corrente ou correia. Pelo que haviam me dito o motor é o mesmo da Tucson que possui correia, entretanto todos os locais em que pesquisei só mencionam o motor 1.8L que como foi dito é corrente.
Alguém pode esclarecer, por favor?
Obrigado.

gilsonac

Mensagens : 6
Data de inscrição : 24/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Correia dentada ou corrente?? Empty Re: Correia dentada ou corrente??

Mensagem por LRoberto Qua Mar 14, 2018 8:23 am

gilsonac escreveu:Boa Tarde!
Tenho um Elantra 2.0L 16V 2012/2013 e não consegui chegar a um veredito de corrente ou correia. Pelo que haviam me dito o motor é o mesmo da Tucson que possui correia, entretanto todos os locais em que pesquisei só mencionam o motor 1.8L que como foi dito é corrente.
Alguém pode esclarecer, por favor?
Obrigado.


Bom dia Gilsonac,

Vamos acabar com suas dúvidas de uma vez por todas. O motor do Elantra é o de código Nu, e tanto o 1.8 como o 2.0 Flex possuem corrente para acionar os eixos comando de válvulas. A única correia que verás no seu carro é a de acessórios, que aciona o alternador, compressor do ar condicionado e a bomba de água.
Este motor 2.0 flex é o mesmo utilizado nas IX35, ou seja são as mesmas especificações do Elantra.

Com relação a Tucson que citastes, o motor é o Beta 2.0 e é o mesmos dos primeiros I30 e I30CW, este sim utiliza correia dentada e tem apenas um variador de fase, ou seja tem o VVT ou Variavel Valve Timing apenas nas válvulas de admissão.

Nossos motores Nu, tem o sistema Dual VVT, assim sendo a variação de fase é tanto nas válvulas de admissão como nas de escapamento.
Outra vantagem do motor Nu é o sistema que controla o fluxo de ar no coletor de admissão, é feito por uma válvula pneumática que aciona um conjunto de palhetas para aumentar ou reduzir o tamanho do duto de admissão.

Depois temos as velas Irídium que são muito mais eficientes, duplo sistema de sonda Lambda, etc... ou seja o motor Nu é um belo projeto, como eu tive um I30 e depois o I30CW e após o Elantra 1.8 além de alguns conhecimentos de mecânica, tenho como fazer uma boa correlação entre os modelos.

Espero ter lhe ajudado a esclarecer suas dúvidas.

Abração - Luiz Roberto
LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Correia dentada ou corrente?? Empty Re: Correia dentada ou corrente??

Mensagem por gilsonac Qua Mar 14, 2018 9:52 am

LRoberto escreveu:
gilsonac escreveu:Boa Tarde!
Tenho um Elantra 2.0L 16V 2012/2013 e não consegui chegar a um veredito de corrente ou correia. Pelo que haviam me dito o motor é o mesmo da Tucson que possui correia, entretanto todos os locais em que pesquisei só mencionam o motor 1.8L que como foi dito é corrente.
Alguém pode esclarecer, por favor?
Obrigado.


Bom dia Gilsonac,

Vamos acabar com  suas dúvidas de uma vez por todas.  O motor do Elantra é o de código Nu, e tanto o 1.8 como o 2.0 Flex possuem corrente para acionar os eixos comando de válvulas.   A única correia que verás no seu carro é a de acessórios, que aciona o alternador, compressor do ar condicionado e a bomba de água.  
Este motor 2.0 flex é o mesmo utilizado nas IX35, ou seja são as mesmas especificações do Elantra.

Com relação a Tucson que citastes, o motor é o Beta 2.0 e é o mesmos dos primeiros I30 e I30CW, este sim utiliza correia dentada e tem apenas um variador de fase, ou seja tem o VVT  ou Variavel Valve Timing  apenas nas válvulas de admissão.

Nossos motores Nu, tem o sistema Dual VVT, assim sendo a variação de fase é tanto nas válvulas de admissão como nas de escapamento.
Outra vantagem do motor Nu é o sistema que controla o fluxo de ar no coletor de admissão, é feito por uma válvula pneumática que aciona um conjunto de palhetas para aumentar ou reduzir o tamanho do duto de admissão.

Depois temos as velas Irídium que são muito mais eficientes, duplo sistema de sonda Lambda, etc...   ou seja o motor Nu é um belo projeto, como eu tive um I30 e depois o I30CW e após o Elantra 1.8 além de alguns conhecimentos de mecânica, tenho como fazer uma boa correlação entre os modelos.

Espero ter lhe ajudado a esclarecer suas dúvidas.

Abração  -  Luiz Roberto

Rapaz, vc não só me ajudou como deu uma aula completa! Muitíssimo obrigado.
Mas ontém de tanto pesquisar visualizei inúmeras imagens de motores inclusive desmontados e verifiquei uma diferença básica: os motores que possuem corrente são completamente fechados, não possuindo nenhuma capa protetora, ou seja o bloco fundido é inteiro. Já os de correia: terminam o bloco fundido e geralmente possuem uma capa plástica onde estão a haste do comando de válvula e a parte inferior do motor, juntamente com a correia.
Daí então, só foi dar uma olhada e tirar a dúvida.
Mas suas informações são muito relevantes para saber sobre o que possuímos e como funciona!
Obrigado de verdade.

gilsonac

Mensagens : 6
Data de inscrição : 24/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Correia dentada ou corrente?? Empty Já vi que LRoberto conhece...

Mensagem por Felipe2016 Qua Mar 14, 2018 4:11 pm

LRoberto, parabéns pela precisão de suas informações. Então, vou aproveitar a carona nesse tópico e perguntar sobre um ponto que não achei resposta confiável em lugar nenhum: qual a vela de ignição correta para o Elandra 2015 2.0 flex ?? Abraço!

Felipe2016

Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/08/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Correia dentada ou corrente?? Empty Re: Correia dentada ou corrente??

Mensagem por LRoberto Qua Mar 14, 2018 5:04 pm

Boa Tarde Felipe2016,

Grato pelo elogio, realmente tenho algum conhecimento de mecânica automotiva.
Seguinte, aqui no fórum mesmo, achei uma mensagem do João Santiago a respeito da compra de velas para Elantra Flex 2.0, que é a mesma vela das IX35, pois é o mesmo motor.
Encomendou no ebay, abaixo o link que ele postou.
http://www.ebay.com/itm/261901960297

Como informativo, o meu é 1.8 e está com as originais, que já rodaram 83.000 Km e estão boas!!! O código das minhas que são do motor 1.8 GASOLINA!!! eu nem tenho certeza do código correto, mas são NGK Irídium e a referência deve ser SILZKR7B-11 todo este código tem significado, sendo que o 7 refere-se ao grau térmico, que é para uso somente com gasolina e o 11 no final é a abertura dos eletrodos 1.1 mm.

Se quiseres aceitar uma sugestão, retire uma vela e confira a numeração, aí compare os valores no mercado livre, Mr. Centelha e até mesmo nas concessionárias, que as vezes surpreendem com preços bem competitivos, e procure saber sobre teste de resistividade para ver como está a condução de corrente da vela, é medido com um multiteste, tem vídeos no youtube como este
https://www.youtube.com/watch?v=jkEsfy5PxD4

Um detalhe importante, via de regra as velas Iridium tem uma durabilidade na faixa de 100.000 Km!!!! as minhas eu retiro a cada 10.000 Km, limpo bem com Car80 que é descarbonizante, confiro a abertura e coloco novamente no lugar.
Espero ter te ajudado.

Abs. Luiz Roberto
LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Correia dentada ou corrente?? Empty Re: Correia dentada ou corrente??

Mensagem por rauldias85@gmail.com Dom Abr 01, 2018 12:36 pm

Galera muito bons os comentários...... vale ressaltar que realmente é a corrente ou seja não precisa muita coisa,só que tem que saber de uma coisa.....a corrente ela é preta e se a fé vocês estiverem amarronzada é porque está contaminada, acabei de comprar uma e irei trocar .....resumindo se a mesma estiver contaminada o carro desenvolve pra menos.

rauldias85@gmail.com

Mensagens : 9
Data de inscrição : 01/04/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Correia dentada ou corrente?? Empty Re: Correia dentada ou corrente??

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos