Correia dentada ou corrente??
+2
LRoberto
Rafael Reis
6 participantes
Página 1 de 1
Correia dentada ou corrente??
Bom dia galera....
Uma duvida.. o elantra 2013 automatico, utiliza correia dentada ou corrente?
Ultimamente , ao ligar o carro, apresenta um barulho de correia deslizando.. aquele grito sabe... e depois para... é so na partida a frio.
Alguem pode ajudar?
Abraço
Uma duvida.. o elantra 2013 automatico, utiliza correia dentada ou corrente?
Ultimamente , ao ligar o carro, apresenta um barulho de correia deslizando.. aquele grito sabe... e depois para... é so na partida a frio.
Alguem pode ajudar?
Abraço
Rafael Reis- Mensagens : 22
Data de inscrição : 21/03/2017
Re: Correia dentada ou corrente??
Bom Dia Rafael,
O motor Nu 1.8 do Elantra utiliza corrente de distribuição, ou seja, não tem manutenção!
O que poderá causar este ruído ao ligar o carro é a correia de acessórios, que impulsiona a bomba d'água, alternador e compressor do ar condicionado.
A vida útil deve ser bem grande, a do meu carro é a original com mais de 70.000 Km, não faz ruído e está com aparência de nova.
Podes conferir o ajuste, tem um parafuso de regulagem junto ao alternador, mas não deve colocar tensão em demasia, pois pode reduzir a vida útil.
Outra coisa que é possível fazer, é aplicar uma pequena borrifada de grafite em pó (dos que se usa em fechaduras), na parte interna da correia, e como disse é uma pequena quantidade a qual deve ser aplicada na parte interna, onde ficam os vincos.
Aliás sugiro que apliques o grafite antes de partir para o aperto da correia, pois como o grafite é um lubrificante seco, o qual não junta sujeira, pode ser que o ruído desapareça.
Qualquer coisa estamos aí para ajudar.
abs. - LRoberto
O motor Nu 1.8 do Elantra utiliza corrente de distribuição, ou seja, não tem manutenção!
O que poderá causar este ruído ao ligar o carro é a correia de acessórios, que impulsiona a bomba d'água, alternador e compressor do ar condicionado.
A vida útil deve ser bem grande, a do meu carro é a original com mais de 70.000 Km, não faz ruído e está com aparência de nova.
Podes conferir o ajuste, tem um parafuso de regulagem junto ao alternador, mas não deve colocar tensão em demasia, pois pode reduzir a vida útil.
Outra coisa que é possível fazer, é aplicar uma pequena borrifada de grafite em pó (dos que se usa em fechaduras), na parte interna da correia, e como disse é uma pequena quantidade a qual deve ser aplicada na parte interna, onde ficam os vincos.
Aliás sugiro que apliques o grafite antes de partir para o aperto da correia, pois como o grafite é um lubrificante seco, o qual não junta sujeira, pode ser que o ruído desapareça.
Qualquer coisa estamos aí para ajudar.
abs. - LRoberto
LRoberto- Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Correia dentada ou corrente??
Boa noite, tenho um Elantra 2012-2013 e na partida a frio apresenta esse ruido e logo em seguida para.
Pois percebo que tem um leve ruido em um dos rolamentos que fica proximo a correia.
Marcos Pires
Pois percebo que tem um leve ruido em um dos rolamentos que fica proximo a correia.
Marcos Pires
Marcos Pires- Mensagens : 2
Data de inscrição : 21/03/2017
Re: Correia dentada ou corrente??
Marcos Pires escreveu:Boa noite, tenho um Elantra 2012-2013 e na partida a frio apresenta esse ruido e logo em seguida para.
Pois percebo que tem um leve ruido em um dos rolamentos que fica proximo a correia.
Marcos Pires
Bom Dia Marcos Pires,
Um detalhe que me ocorreu, ao acionar o motor pela manhã (leia-se primeira vez no dia), em primeiro lugar a bateria tem que suprir energia para o motor de arranque que é uma "paulada", quando o motor aciona, a central com base na temperatura do bloco do motor, aumenta o tempo de injeção, e dá um pequeno aumento na marcha lenta, o qual vai gradativamente retornando para a rotação normal, quando a temperatura do motor começa a subir, este é um momento de maior consumo de energia, o qual é suprido pelo alternador, que por sua vez "pesa" ou seja, oferece mais resistência a sua rotação, que é feita pela correia, e no caso gera este ruído.
Com relação ao ruído de rolamento, o que posso lhe dizer é que o principal suspeito seria o rolamento do alternador, até existe um teste do tipo "mecânico raiz" para isto, é bem simples, ligar o motor, pegar uma chave de fenda, encostar a ponta da chave na carcaça do alternador, e encostar o ouvido no cabo da chave, com o alternador girando, se o rolamento estiver roncando, faz um barulho que é possível detectar, é mais ou menos um "estetoscópio" rudimentar.
Se for o caso, o conserto será apenas o rolamento o qual aliás também pode ser um fator que ajuda a dificultar a rotação, aumentando o ruído da correia.
Simplificando, verifique se é mesmo o rolamento e providencie o conserto, de quebra dê uma verificada na correia.
Espero que estas informações possam lhe ser úteis.
Um grande abraço - Luiz Roberto
LRoberto- Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Correia dentada ou corrente??
Boa Tarde!
Tenho um Elantra 2.0L 16V 2012/2013 e não consegui chegar a um veredito de corrente ou correia. Pelo que haviam me dito o motor é o mesmo da Tucson que possui correia, entretanto todos os locais em que pesquisei só mencionam o motor 1.8L que como foi dito é corrente.
Alguém pode esclarecer, por favor?
Obrigado.
Tenho um Elantra 2.0L 16V 2012/2013 e não consegui chegar a um veredito de corrente ou correia. Pelo que haviam me dito o motor é o mesmo da Tucson que possui correia, entretanto todos os locais em que pesquisei só mencionam o motor 1.8L que como foi dito é corrente.
Alguém pode esclarecer, por favor?
Obrigado.
gilsonac- Mensagens : 6
Data de inscrição : 24/10/2015
Re: Correia dentada ou corrente??
gilsonac escreveu:Boa Tarde!
Tenho um Elantra 2.0L 16V 2012/2013 e não consegui chegar a um veredito de corrente ou correia. Pelo que haviam me dito o motor é o mesmo da Tucson que possui correia, entretanto todos os locais em que pesquisei só mencionam o motor 1.8L que como foi dito é corrente.
Alguém pode esclarecer, por favor?
Obrigado.
Bom dia Gilsonac,
Vamos acabar com suas dúvidas de uma vez por todas. O motor do Elantra é o de código Nu, e tanto o 1.8 como o 2.0 Flex possuem corrente para acionar os eixos comando de válvulas. A única correia que verás no seu carro é a de acessórios, que aciona o alternador, compressor do ar condicionado e a bomba de água.
Este motor 2.0 flex é o mesmo utilizado nas IX35, ou seja são as mesmas especificações do Elantra.
Com relação a Tucson que citastes, o motor é o Beta 2.0 e é o mesmos dos primeiros I30 e I30CW, este sim utiliza correia dentada e tem apenas um variador de fase, ou seja tem o VVT ou Variavel Valve Timing apenas nas válvulas de admissão.
Nossos motores Nu, tem o sistema Dual VVT, assim sendo a variação de fase é tanto nas válvulas de admissão como nas de escapamento.
Outra vantagem do motor Nu é o sistema que controla o fluxo de ar no coletor de admissão, é feito por uma válvula pneumática que aciona um conjunto de palhetas para aumentar ou reduzir o tamanho do duto de admissão.
Depois temos as velas Irídium que são muito mais eficientes, duplo sistema de sonda Lambda, etc... ou seja o motor Nu é um belo projeto, como eu tive um I30 e depois o I30CW e após o Elantra 1.8 além de alguns conhecimentos de mecânica, tenho como fazer uma boa correlação entre os modelos.
Espero ter lhe ajudado a esclarecer suas dúvidas.
Abração - Luiz Roberto
LRoberto- Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Correia dentada ou corrente??
LRoberto escreveu:gilsonac escreveu:Boa Tarde!
Tenho um Elantra 2.0L 16V 2012/2013 e não consegui chegar a um veredito de corrente ou correia. Pelo que haviam me dito o motor é o mesmo da Tucson que possui correia, entretanto todos os locais em que pesquisei só mencionam o motor 1.8L que como foi dito é corrente.
Alguém pode esclarecer, por favor?
Obrigado.
Bom dia Gilsonac,
Vamos acabar com suas dúvidas de uma vez por todas. O motor do Elantra é o de código Nu, e tanto o 1.8 como o 2.0 Flex possuem corrente para acionar os eixos comando de válvulas. A única correia que verás no seu carro é a de acessórios, que aciona o alternador, compressor do ar condicionado e a bomba de água.
Este motor 2.0 flex é o mesmo utilizado nas IX35, ou seja são as mesmas especificações do Elantra.
Com relação a Tucson que citastes, o motor é o Beta 2.0 e é o mesmos dos primeiros I30 e I30CW, este sim utiliza correia dentada e tem apenas um variador de fase, ou seja tem o VVT ou Variavel Valve Timing apenas nas válvulas de admissão.
Nossos motores Nu, tem o sistema Dual VVT, assim sendo a variação de fase é tanto nas válvulas de admissão como nas de escapamento.
Outra vantagem do motor Nu é o sistema que controla o fluxo de ar no coletor de admissão, é feito por uma válvula pneumática que aciona um conjunto de palhetas para aumentar ou reduzir o tamanho do duto de admissão.
Depois temos as velas Irídium que são muito mais eficientes, duplo sistema de sonda Lambda, etc... ou seja o motor Nu é um belo projeto, como eu tive um I30 e depois o I30CW e após o Elantra 1.8 além de alguns conhecimentos de mecânica, tenho como fazer uma boa correlação entre os modelos.
Espero ter lhe ajudado a esclarecer suas dúvidas.
Abração - Luiz Roberto
Rapaz, vc não só me ajudou como deu uma aula completa! Muitíssimo obrigado.
Mas ontém de tanto pesquisar visualizei inúmeras imagens de motores inclusive desmontados e verifiquei uma diferença básica: os motores que possuem corrente são completamente fechados, não possuindo nenhuma capa protetora, ou seja o bloco fundido é inteiro. Já os de correia: terminam o bloco fundido e geralmente possuem uma capa plástica onde estão a haste do comando de válvula e a parte inferior do motor, juntamente com a correia.
Daí então, só foi dar uma olhada e tirar a dúvida.
Mas suas informações são muito relevantes para saber sobre o que possuímos e como funciona!
Obrigado de verdade.
gilsonac- Mensagens : 6
Data de inscrição : 24/10/2015
Já vi que LRoberto conhece...
LRoberto, parabéns pela precisão de suas informações. Então, vou aproveitar a carona nesse tópico e perguntar sobre um ponto que não achei resposta confiável em lugar nenhum: qual a vela de ignição correta para o Elandra 2015 2.0 flex ?? Abraço!
Felipe2016- Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/08/2016
Re: Correia dentada ou corrente??
Boa Tarde Felipe2016,
Grato pelo elogio, realmente tenho algum conhecimento de mecânica automotiva.
Seguinte, aqui no fórum mesmo, achei uma mensagem do João Santiago a respeito da compra de velas para Elantra Flex 2.0, que é a mesma vela das IX35, pois é o mesmo motor.
Encomendou no ebay, abaixo o link que ele postou.
http://www.ebay.com/itm/261901960297
Como informativo, o meu é 1.8 e está com as originais, que já rodaram 83.000 Km e estão boas!!! O código das minhas que são do motor 1.8 GASOLINA!!! eu nem tenho certeza do código correto, mas são NGK Irídium e a referência deve ser SILZKR7B-11 todo este código tem significado, sendo que o 7 refere-se ao grau térmico, que é para uso somente com gasolina e o 11 no final é a abertura dos eletrodos 1.1 mm.
Se quiseres aceitar uma sugestão, retire uma vela e confira a numeração, aí compare os valores no mercado livre, Mr. Centelha e até mesmo nas concessionárias, que as vezes surpreendem com preços bem competitivos, e procure saber sobre teste de resistividade para ver como está a condução de corrente da vela, é medido com um multiteste, tem vídeos no youtube como este
https://www.youtube.com/watch?v=jkEsfy5PxD4
Um detalhe importante, via de regra as velas Iridium tem uma durabilidade na faixa de 100.000 Km!!!! as minhas eu retiro a cada 10.000 Km, limpo bem com Car80 que é descarbonizante, confiro a abertura e coloco novamente no lugar.
Espero ter te ajudado.
Abs. Luiz Roberto
Grato pelo elogio, realmente tenho algum conhecimento de mecânica automotiva.
Seguinte, aqui no fórum mesmo, achei uma mensagem do João Santiago a respeito da compra de velas para Elantra Flex 2.0, que é a mesma vela das IX35, pois é o mesmo motor.
Encomendou no ebay, abaixo o link que ele postou.
http://www.ebay.com/itm/261901960297
Como informativo, o meu é 1.8 e está com as originais, que já rodaram 83.000 Km e estão boas!!! O código das minhas que são do motor 1.8 GASOLINA!!! eu nem tenho certeza do código correto, mas são NGK Irídium e a referência deve ser SILZKR7B-11 todo este código tem significado, sendo que o 7 refere-se ao grau térmico, que é para uso somente com gasolina e o 11 no final é a abertura dos eletrodos 1.1 mm.
Se quiseres aceitar uma sugestão, retire uma vela e confira a numeração, aí compare os valores no mercado livre, Mr. Centelha e até mesmo nas concessionárias, que as vezes surpreendem com preços bem competitivos, e procure saber sobre teste de resistividade para ver como está a condução de corrente da vela, é medido com um multiteste, tem vídeos no youtube como este
https://www.youtube.com/watch?v=jkEsfy5PxD4
Um detalhe importante, via de regra as velas Iridium tem uma durabilidade na faixa de 100.000 Km!!!! as minhas eu retiro a cada 10.000 Km, limpo bem com Car80 que é descarbonizante, confiro a abertura e coloco novamente no lugar.
Espero ter te ajudado.
Abs. Luiz Roberto
LRoberto- Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Correia dentada ou corrente??
Galera muito bons os comentários...... vale ressaltar que realmente é a corrente ou seja não precisa muita coisa,só que tem que saber de uma coisa.....a corrente ela é preta e se a fé vocês estiverem amarronzada é porque está contaminada, acabei de comprar uma e irei trocar .....resumindo se a mesma estiver contaminada o carro desenvolve pra menos.
rauldias85@gmail.com- Mensagens : 9
Data de inscrição : 01/04/2018
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Sáb Fev 24, 2024 8:06 am por tingolopes
» LINK DO GRUPO DO WHATSAPP (ELANTRA CLUB)
Dom Abr 30, 2023 2:38 pm por Dione Pereira da Silva
» Teto Solar desalinhado
Qui Jun 03, 2021 10:22 am por caule
» Pane Eletrica
Ter Jun 01, 2021 3:20 pm por Evaldo
» Novo Grupo Whats App - ELANTRA CLUB
Ter Jun 01, 2021 3:15 pm por Evaldo
» 5,8km/l Elantra 1.8 GLS 12/13
Seg maio 17, 2021 9:13 am por daltonca
» atualização gps elantra 2014
Dom Abr 18, 2021 8:09 pm por Alexandre riceto
» Grupo WhatsApp Elantra
Seg Jan 25, 2021 5:59 am por Fão
» Molas esportivas
Qui Jan 21, 2021 5:28 pm por helio.poffo