ELANTRA CLUBE
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Problema no mercador de combustível
How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas I_icon_minitimeSáb Fev 24, 2024 8:06 am por tingolopes

» LINK DO GRUPO DO WHATSAPP (ELANTRA CLUB)
How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas I_icon_minitimeDom Abr 30, 2023 2:38 pm por Dione Pereira da Silva

» Teto Solar desalinhado
How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas I_icon_minitimeQui Jun 03, 2021 10:22 am por caule

» Pane Eletrica
How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas I_icon_minitimeTer Jun 01, 2021 3:20 pm por Evaldo

» Novo Grupo Whats App - ELANTRA CLUB
How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas I_icon_minitimeTer Jun 01, 2021 3:15 pm por Evaldo

» 5,8km/l Elantra 1.8 GLS 12/13
How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas I_icon_minitimeSeg maio 17, 2021 9:13 am por daltonca

» atualização gps elantra 2014
How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas I_icon_minitimeDom Abr 18, 2021 8:09 pm por Alexandre riceto

» Grupo WhatsApp Elantra
How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas I_icon_minitimeSeg Jan 25, 2021 5:59 am por Fão

» Molas esportivas
How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas I_icon_minitimeQui Jan 21, 2021 5:28 pm por helio.poffo

abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis


How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas

5 participantes

Ir para baixo

How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas Empty How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas

Mensagem por LRoberto Qua Fev 12, 2014 11:45 am

Senhores,
Abaixo o how-to que publiquei no Hyundai-forums.com/ onde pequei uma informação de um membro do Panamá, e fiz a ligação de forma praticamente original.
Caso alguém queira se arriscar a fazer, o que posso dizer é que não chega a ser uma modificação difícil, o que me deu trabalho foi que o conector que obtive não tinha o tamanho exato, portanto tive que fazer uns ajustes com uma lima de metal. Mas acredito que se for possível conseguir a medida exata, é possível achar a peça com ajuste perfeito na loja de autopeças elétricas "rainhadasete" é só pesquisar o site deles, o qual descobri após passar trabalho  Embarassed 

Espero que gostem, o carro fica com outra aparência, além de melhor a visibilidade, portanto mais segurança.

att. - LRoberto abaixo o texto original que postei.

Hyundai Elantra - MD Como instalar a sinaleira central.


A instalação da 3ª luz da sinaleira é relativamente fácil, mas exige boa vontade devido ao fato das peças utilizadas não serem do tipo plug-and-play, motivo pelo qual precisam de algums ajustes para que tudo funcione.

Material necessário:
1º soquetes para lâmpada de 5 Watts 2 peças,
2º lâmpadas 5 Watts do tipo "pingão" 2 peças,
3º pino macho 2 peças (recomenda-se adquirir peças adicionais),
4º fios na bitola 0.5 com 1 metro de comprimento cada, em cores diferentes (usei preto e vermelho).
Ferramentas necessárias:
1º chave de fenda/philips pequena (para remover os pinos do acabamento do porta-malas),
2º chave soquete de 10 mm para remover as sinaleiras,
3º ferro de solda e estanho,
4º chave philips para remover o parafuso do conector da sinaleira,
5º lima para metais triangular pequena,
6º furadeira e brocas de diversos diâmetros,
7º ferramenta para descascar fios (tesoura ou estilete),
8º alicate de bico fino.

Procedimentos passo a passo

1º - desmontar tudo, é fácil e para facilitar é só seguir as informações do site
http://www.paulstravelpictures.com/Hyundai-Elantra-Tail-Light-Bulbs-Replacement-Guide/index.html

2º - removendo o soquete da luz de ré e o conector, usar a chave philips.
How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas Sinaleira1



3º - fazendo o furo e os ajustes para o perfeito encaixe do soquete da lâmpada da sinaleira
How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas Fazendoofuro



4º - na foto o soquete na posição correta, após os ajustes na peça *
How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas Incaixandoosoquete


* após fazer o furo com a furadeira e os ajustes com a lima, deve-se remover os resíduos que ficaram na parte interna da sinaleira.

5º - na foto a seguir temos a imagem do conector fêmea, no qual temos 3 fios, terra, positivo da luz de ré e positivo da sinaleira **
How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas Sinaleira4


** Observação: o fio positivo da sinaleira é verde no lado esquerdo e marron no lado direito
6º - o plugue macho que adquiri, é pequeno, mas as dimensões eram maiores que o original
How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas Pluguemacho1



7º - o plugue macho passou por ajustes antes de ser climpado no conector ***
How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas Ajustesdopluguemacho


*** MUITA ATENÇÃO antes de colocar o plugue macho no conector, o mesmo deverá ser testado quanto ao perfeito encaixe no conector fêmea da foto
do ítem 5º, assim como somente conseguirá ser encaixado no conector branco, quando estiver com as dimensões corretas.

8º - fazendo os ajustes no plugue.****
How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas Pegandoapecacomalicate


How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas Limandoapeca


**** Esta é a etapa que exige muita concentração, habilidade e calma, e a peça deverá ser testada várias vezes quanto ao seu encaixe, conforme citado
no ítem acima.

9º - preparando os fios, antes de fixar os fios ao plugue, apliquei um pouco de estanho na ponta do fio, para o perfeito contato.
Não tenho foto do processo, mas acredito que o texto explica claramente o que deve ser feito.

10º - montando o chicote elétrico.
Fiz um pequeno corte na capa do fio preto (terra), onde fiz a ligação do fio terra do conector da sinaleira, apliquei um pouco de estanho com o ferro de solda.
How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas Estanhandooterra



11º - Chicote elétrico montado, pino macho encaixado e lâmpadas encaixadas nos conectores e fios terra devidamente isolados.
How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas Chicotecompleto


Observação: não tirei foto do plugue sendo encaixado no soquete, mas o importante é a correta posição, que no caso é ao lado do fio laranja.

12º - encaixadas as lâmpadas e o conector a sinaleira.
após o encaixe das lâmpadas, posicionei os fios no espaço entre os refletores, de acordo com a posição original e após é só colocar o parafuso que fixa o conetor à sinaleira.
How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas Remontandoasinaleira



13º - após concluir tudo que está descrito nos ítens acima, obviamente nas duas sinaleiras, é só encaixar as sinaleiras no lugar, aparafusar, encaixar o conector fêmea no macho, remontar o forro interno do porta-malas e teremos o resultado final.

Antes
How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas Antesf


Depois
How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas Depoisl


Mais uma foto depois.
How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas Depois2j



Como todo HOW-TO / DIY a pessoa que quiser executar, deverá fazê-lo por sua conta e risco, não cabendo ao autor nenhuma responsabilidade.

Mas tenho certeza que este pequeno procedimento é de dificuldade mediana devido ao fato dos componentes não serem do tipo plug-and-play, pois caso fossem, o presente procedimento seria considerado como fácil.


Luiz Roberto Garcia de Oliveira - Setembro de 2012

Porto Alegre - RS - Brasil









LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas Empty Re: How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas

Mensagem por leolucca Qua Fev 12, 2014 1:24 pm

Não entendi muito bem...
Voce ligou essa lâmpada nova junto com a luz do ré??
Como elas ficaram independentes se estão ligadas juntas??
Quando engatar o ré a luz do ré vai ligar normalmente sem interferir na nova lâmpada??

Desculpe meu pouco conhecimento...
leolucca
leolucca

Mensagens : 399
Data de inscrição : 12/08/2013
Idade : 40
Localização : Passo Fundo, RS

Ir para o topo Ir para baixo

How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas Empty Re: How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas

Mensagem por LRoberto Qua Fev 12, 2014 1:45 pm

leolucca escreveu:Não entendi muito bem...
Voce ligou essa lâmpada nova junto com a luz do ré??
Como elas ficaram independentes se estão ligadas juntas??
Quando engatar o ré a luz do ré vai ligar normalmente sem interferir na nova lâmpada??

Desculpe meu pouco conhecimento...
Não tem problema Leolucca,  
Explico e cito no passo 10º  montando o chicote  realmente estou juntando os dois fios Terra uma coisa que me ocorreu, também pode ser utilizado um conector de derivação, caso não conheça, é só colocar no google que vem imagem, mas eu fiz da forma tradicional, solda e fita isolante!

No passo 11º dá para ver na foto que no conector branco sai um fio preto que já está com a fita isolante onde eu reuni os dois fios terra e também dá para ver que tem dois fios vermelhos, com pequena diferença de tonalidade, aliás na foto anterior dá para ver que só tem um vermelho e um preto no conector.

Aqui a explicação definitiva, dentro da tampa do porta-malas chegam 3 fios e no conector que eu fiz a adaptação tem somente 2, ou seja na parte (digamos interna) temos um fio terra, um fio positivo para a luz de ré e mais um positivo para a luz de sinaleira, porém o conector (externo, que é o que alimenta as lâmpadas tem somente dois.
Solução:  implantei o terceiro fio para a luz de sinaleira e juntei os fios terra.

A título de curiosidade, os Elantras que são utillizados no mercado americano tem a terceira luz original.  Ou seja, tem a espera e eu completei a obra.

E tenha certeza que são independentes, veja as fotos do antes e depois que dá para ver nitidamente.  

O custo ficou na faixa de uns R$ 20,00  

abs.  -  LRoberto
LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas Empty Re: How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas

Mensagem por leolucca Qua Fev 12, 2014 1:52 pm

Agora entendi melhor....hehehehe
Ficou bem legal.
To loco pra fazer também...

Abraços.
leolucca
leolucca

Mensagens : 399
Data de inscrição : 12/08/2013
Idade : 40
Localização : Passo Fundo, RS

Ir para o topo Ir para baixo

How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas Empty Re: How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas

Mensagem por LRoberto Qua Fev 12, 2014 2:00 pm

Qualquer coisa que precisar estou a disposição, não é difícil, mas o ideal seria conseguir os conectores de derivação para ligar os fios terra, e os pinos (tipo espada) no tamanho correto, o ideal seria desmontar, medir com um paquímetro e conseguir na loja rainhadasete aí sim fica praticamente plug-and-play, e é claro na hora de furar muita calma, o ideal até acho que serio um Dremmel que é mais preciso que furadeira devido ao número de rotações!!!

E observando melhor vejo que este how-to só não está perfeito devido a falta das fotos do conector que fica dentro do porta-malas, na verdade quem faz este tipo de coisa, presume-se que tenha algum conhecimento e habilidade.

Qualquer coisa estamos na área.

abs. - LRoberto
LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas Empty Re: How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas

Mensagem por ajunio3 Qua Fev 12, 2014 5:09 pm

Parceiro, não é querendo botar dificuldade...mas se faz tanta questão de ter discos traseiros não seria melhor colocar essa grana no modelo novo? Digo isso por vários motivos:

1 - trocando tudo isso, certeza de perder a garantia desta parte no mínimo
2 - riscos inerentes de possíveis problemas
3 - investimento não será recuperado na venda/troca.

Eu sou um grande adepto do DIY, mas neste caso acho que os riscos e custos não justificam o retorno, sendo mais fácil comprar o modelo novo já

É só uma opinião, a decisão é sua!

ajunio3

Mensagens : 187
Data de inscrição : 10/11/2013
Idade : 45
Localização : Salvador-Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas Empty Re: How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas

Mensagem por leolucca Seg Fev 24, 2014 11:16 am

LRoberto escreveu:Qualquer coisa que precisar estou a disposição, não é difícil, mas o ideal seria conseguir os conectores de derivação para ligar os fios terra, e os pinos (tipo espada) no tamanho correto, o ideal seria desmontar, medir com um paquímetro e conseguir na loja rainhadasete aí sim fica praticamente plug-and-play, e é claro na hora de furar muita calma, o ideal até acho que serio um Dremmel que é mais preciso que furadeira devido ao número de rotações!!!

E observando melhor vejo que este how-to só não está perfeito devido a falta das fotos do conector que fica dentro do porta-malas, na verdade quem faz este tipo de coisa, presume-se que tenha algum conhecimento e habilidade.  

Qualquer coisa estamos na área.

abs.  -  LRoberto

Caro LRoberto e amigos do fórum...
Segue fotos do conector interno que fica dentro do porta-malas.
Com relação ao pino macho: ele serve para ligar o fio vermelho da nova lâmpada com o fio verde do conector de dentro do porta-malas, é isso neh??
Estou com o projeto quase completo, só falta o pino macho que vou comprar hoje, e provavelmente amanha faço a montagem.
Após postarei as fotos do antes e depois.
Um abraço...

https://2img.net/r/ihimizer/img35/7904/glpb.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/img850/453/fcel.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/img21/4116/b0tf.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/img22/4166/x2gb.jpg
leolucca
leolucca

Mensagens : 399
Data de inscrição : 12/08/2013
Idade : 40
Localização : Passo Fundo, RS

Ir para o topo Ir para baixo

How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas Empty Re: How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas

Mensagem por leolucca Seg Fev 24, 2014 11:25 am

Outra dúvida LRoberto....
O soquete da lampada fica bem preso no furo??
Ele encaixa bem ou voce utilizou algum tipo de cola pra segurar o soquete, afinal o soquete novo não tem as presilhas para deixar o soquete bem preso.

Abraço...
leolucca
leolucca

Mensagens : 399
Data de inscrição : 12/08/2013
Idade : 40
Localização : Passo Fundo, RS

Ir para o topo Ir para baixo

How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas Empty Re: How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas

Mensagem por LRoberto Seg Fev 24, 2014 9:27 pm

leolucca escreveu:Outra dúvida LRoberto....
O soquete da lampada fica bem preso no furo??
Ele encaixa bem ou voce utilizou algum tipo de cola pra segurar o soquete, afinal o soquete novo não tem as presilhas para deixar o soquete bem preso.

Abraço...
Tranquilidade total leolucca,
O soquete tem dois ressaltos e o furo que fiz tem dois pequenos "recortes" observe que antes de furar vais ver que o lugar onde será feito o furo/recortes está até marcado no plástico, portanto eu fiz da seguinte forma, o furo foi com a furadeira mesmo, e os recortes fiz com uma lima bem pequena e com muito capricho e calma.

Após fazeres estes ajustes, o soquete é só encaixado, ou seja, coloca no lugar e gira algo em torno de uns 90º, na dúvida retire a luz da ré e verás como é que tem que ficar o furo e cortes.

Desculpe se a descrição que estou lhe escrevendo não está muito clara, mas tenho certeza que ao olhares a peça vais compreender exatamente o que deve ser feito.

E quanto ao soquete da parte interna, está tudo prontinho e observe também que até a forração que deves remover tem a saliência para acomodar o conector ali dentro, tudo previsto.

Vai ficar muito show de bola, e como eu cito no texto dá algum trabalho e o custo não é elevado.

Informe os seus progressos na execução do how-to.

Abs. - LRoberto
LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas Empty Re: How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas

Mensagem por andreselga Sex Mar 07, 2014 4:54 am

Levei esse tutorial ontem na loja de som que sempre meche no meu carro.
Eles instalaram e cobraram R$ 70,00 no total.
Ficou perfeito.

andreselga

Mensagens : 13
Data de inscrição : 03/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas Empty Re: How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas

Mensagem por leolucca Sex Mar 07, 2014 6:51 am

andreselga escreveu:Levei esse tutorial ontem na loja de som que sempre meche no meu carro.
Eles instalaram e cobraram R$ 70,00 no total.
Ficou perfeito.

Mostra umas fotos aí!!
Esse final de semana vou fazer no meu...
Ja estou com todas as peças na mão...só falta tempo.
Abraços
leolucca
leolucca

Mensagens : 399
Data de inscrição : 12/08/2013
Idade : 40
Localização : Passo Fundo, RS

Ir para o topo Ir para baixo

How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas Empty Re: How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas

Mensagem por LRoberto Sex Mar 07, 2014 3:47 pm

Beleza pessoal,
Agora aos poucos teremos Elantras mais iluminados, e o bom é que o custo é relativamente baixo e fica exatamente como os modelos dos EUA, onde a terceira luz de posição é de série.

Bom final de semana,  Cool 

Abs. - LRoberto
LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas Empty Re: How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas

Mensagem por leolucca Seg Mar 10, 2014 7:21 am

Caros amigos...

Instalada a terceira lâmpada da sinaleira.
Show de bola.
Rápido e baratinho..

Abraços...

How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas Ogkntc
How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas 2cf8jut
How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas W9bbbl
How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas 2zdsu29
leolucca
leolucca

Mensagens : 399
Data de inscrição : 12/08/2013
Idade : 40
Localização : Passo Fundo, RS

Ir para o topo Ir para baixo

How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas Empty Re: How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas

Mensagem por LRoberto Seg Mar 10, 2014 8:53 am

Beleza Tchê Leolucca,

Agora tem Elantra com a terceira luz em Porto Alegre e em Passo Fundo!, vamos mantendo contato, postei agora a pouco no tópico sobre a instalação dos Folding Mirrors que é um dos projetos.

Espero que meu pai fique bem logo, e possamos realizar alguns dos sonhos dele, no caso os espelhos e os freios a disco traseiros.

Abração - LRoberto
LRoberto
LRoberto

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/02/2014
Idade : 62
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas Empty Re: How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas

Mensagem por leolucca Seg Mar 10, 2014 2:11 pm

É isso ae LRoberto....ficou muito legal.

O próximo passo é colocar uma fita de led super branco de 1 metro no inteiror do porta-malas, trocar as lâmpadas da placa e também as do para-sol para lâmpadas de led super-branco. As luzes de cortesia já troquei, fica outro ambiente, muito melhor, recomendo. Quero ver também se coloco uma fita de led laranja no contorno inferior do faról, para ligar juntamente ao pisca, mas essa estou pensando se vou fazer ainda. O que sei é que se fizer vou fazer após a CAOA trocar minha central multimídia, senão vão ver que andei modificando a parte elétrica e podem complicar.
Muita saúde para seu pai.

Abraços...
leolucca
leolucca

Mensagens : 399
Data de inscrição : 12/08/2013
Idade : 40
Localização : Passo Fundo, RS

Ir para o topo Ir para baixo

How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas Empty Re: How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas

Mensagem por andreselga Seg Mar 31, 2014 10:47 am

Segue como ficou meu Elantra:

How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas 33ff28z[/img]

andreselga

Mensagens : 13
Data de inscrição : 03/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas Empty Re: How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas

Mensagem por leolucca Seg Mar 31, 2014 4:08 pm

Muito legal andreselga....
Me diga uma coisa, onde comprou o aerofólio, os refletores de led e o suporte para reboque??
Abraços...
leolucca
leolucca

Mensagens : 399
Data de inscrição : 12/08/2013
Idade : 40
Localização : Passo Fundo, RS

Ir para o topo Ir para baixo

How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas Empty Re: How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas

Mensagem por andreselga Seg Mar 31, 2014 4:11 pm

leolucca escreveu:Muito legal andreselga....
Me diga uma coisa, onde comprou o aerofólio, os refletores de led e o suporte para reboque??
Abraços...

Aerofólio e refletores no Mercado Livre.
Suporte para reboque, na loja de som onde arrumo os carros

andreselga

Mensagens : 13
Data de inscrição : 03/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas Empty Re: How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas

Mensagem por BlackJoe Sáb Jul 25, 2015 12:06 am

tem como passar o link do aerofólio, refletor de led .. por favor, não encontrei
BlackJoe
BlackJoe

Mensagens : 1
Data de inscrição : 24/07/2015
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas Empty Re: How-To - como instalar a luz de sinaleira na tampa do porta-malas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos