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Folga na coluna de direção

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Folga na coluna de direção

Mensagem por LRoberto em Qui Out 13, 2016 8:16 am

Pessoal,

Durante a revisão dos 60 mil Km, meu mecânico de confiança informou que tem folga na coluna de direção.

Eu até já sabia, pois em ruas com calçamento irregular, faz um barulho bem chato.

Bem, sem maiores delongas, estou abrindo este tópico, devido a ter encontrado alguma informações importantes a respeito do que realmente é o defeito e qual é a solução.

O defeito em si é o desgaste de uma peça, a qual é chamada de "Elastômero" e serve como amortecedor entre o motor e o acionamento da coluna de direção.

Nas concessionárias o conserto deve custar uma verdadeira fortuna, pois tem que desmontar muita coisa, mas nada impossível, embora seja trabalhoso.
Eu comprei no mercado livre uma peça não original, que custou com frete R$ 80,00 e é feita de um material mais resistente que o original, o qual aliás é o mesmo em todas as direções elétricas da linha Hyundai/KIA, ou seja, é o mesmo problema em Elantra, I30, Veloster, Kia Soul, Cerato, etc...

Tem vídeos de pessoas que fizeram o conserto em casa mesmo, caso queiram ver algo a respeito, deixo abaixo um link de um vídeo, o qual ao ser aberto, irá mostrar muitos outros no youtube.

https://www.youtube.com/watch?v=87SREu4fOhE

Pretendo fazer o conserto no meu, estou me animando, preciso de lugar com espaço, iluminação e tempo, em algum dos próximos feriados eu devo fazer a coisa, e pretendo documentar.

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Re: Folga na coluna de direção

Mensagem por joaosantiago em Seg Out 24, 2016 9:02 am

Bom dia
Interessante Roberto, deve ser um problema crônico dos veículos que compartilham essa mesma peça. Parece que os carros a partir de 2014 tiveram isso resolvido, certo? Isso a garantia não deveria cobrir? Conte-nos depois como ficou.
Aproveitando, gostaria de sugerir um tópico com seus comentários experientes: como avaliar a suspensão do Elantra. Nossos carros importados da Coréia são muito sensíveis ao nosso asfalto irregular... O meu tem 1 ano de uso (2014/2015, comprado no fim de 2015) e já tem alguns barulhos em piso irregular. Suspeito de batente/coxim da suspensão. Vc tem dicas para leigos como eu, de como verificar isso e outras coisas como apertos, mola, bandeja, barra, sei lá rsrs. Apesar que seriam dicas de inspeção, pois deixaria qualquer reparo para tentar fazer em garantia. Aprendi muita coisa aqui no forum, e quando levei pra 1a revisão o consultor técnico da css ficou surpreso com algumas informações que já tinha rsrsrs
Abraços
João Santiago

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Re: Folga na coluna de direção

Mensagem por LRoberto em Seg Out 24, 2016 12:39 pm

Buenas Tardes João Santiago,

Tens razão, efetivamente é um problema crônico dos carros da linha Hyundai/KIA, pois compartilham o mesmo sistema de direção elétrica. O conserto em si nem é tão absurdo, mas tem que desmontar um monte de coisas, tirar o air-bag, soltar a junta da coluna para a caixa de direção, vários conectores elétricos, e um monte de detalhes, mas tem até vídeos caseiros de pessoas que encararam o desafio, muito provavelmente no feriado do dia 2 de novembro, irei meter mãos a obra, pois no feriadão de 15 de novembro, é pé na estrada hehehe.

Bem, quanto a meus comentários experientes, quem me dera, sou apenas um mecânico amador!!! E é claro que sempre que for possível estou a postos para ajudar a todos.

Com relação aos "barulhos" da suspensão em piso irregular, leia-se ruas de paralelepípedos, é nestas que o meu faz o barulho da junta elástica (acho que é este o nome) da peça que irei trocar.
De resto, apesar de ser um carro importado, o Elantra tem uma estrutura bem reforçada, claro que colocar o carro sobre uma rampa e verificar tudo que é aperto de parafusos, é uma providência bastante positiva, mas a possibilidade de algum dano a suspensão é bem pequeno, as peças são bem robustas.

O meu especificamente, sofreu bastante no quesito "rodas", as quais já passaram por processo de desempenar algumas vezes.
Pneus, os originais sofreram cortes que inutilizaram 2 pneus com 26000 Km, aí passei pros Yokohama 225/45 ou seja 1 cm mais largo e 4,5 mm mais alto, agora quando estavam praticamente "calvos", apelei para a ignorância e coloquei um jugo de Bridgestone 225/50, medida a qual em um site que faz o cálculo da proporção roda/pneu, indica, ou melhor "contra indica" pois aumenta o diâmetro e muda a relação final.
Bem, quanto a isto, efetivamente observei um fato muito interessante, a velocidade indicada pelo GPS, sempre era a mesma das lombadas eletrônicas e o velocímetro, marcava a mais. Agora, os 3 estão perfeitamente sincronizados, velocímetro, GPS e lombadas. E o melhor o pneu não pega em nada dentro do para lamas. Benefícios adicionais, o carro está mais macio, mais devido a marca do pneu, e as rodas estão bem mais protegidas, e a altura geral do carro subiu dos originais. 215/45 com 9,675 cm de altura dos pneus para os atuais 225/50 que tem a altura de 11,25 cm total de acréscimo 1,575 cm. Parece pouco mas pode ser a diferença de bater o assoalho em algum quebra-molas.

Acho que quando eu for fazer a mexida na direção, vou fotografar o passo a passo, acredito que dê para fazer um tutorial.

Qualquer coisa que precisares, conte comigo.

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Re: Folga na coluna de direção

Mensagem por LRoberto em Qui Nov 03, 2016 7:49 am

Pessoal, IMPORTANTE!!!

Apenas para corrigir o que escrevi anteriormente, a coluna de direção do Elantra não é exatamente como as dos I30, que é o caso da maioria dos vídeos que temos no youtube.

Peguei o manual técnico, e de cara temos algumas diferenças importantes, e detalhes que quase passam desapercebidos.

1º - no I30 o sistema de ajuste de altura e profundidade é fixado ao carro por um suporte de 4 parafusos, no Elantra são dois que fixam a coluna de direção e um "parafusão" bem exagerado que serve para fixar o suporte do motor e fazer o movimento no sentido de altura, os outros dois parafusos que citei são os que fixam o sistema que ajusta a profundidade
2º - o módulo de controle da direção fica posicionado abaixo da coluna e não junto ao motor pwm, como nos I30 (facilita a manutenção)
3º - embora o sistema seja ligeiramente diferente, a borrachinha que estraga é exatamente a mesma. (obs.: a do meu carro estava até em bom estado, com pequeno desgaste).

Detalhe importantíssimo!!!!! a junção entre a coluna de direção e a caixa de direção é feita por uma junta, que é semelhante a um eixo cardã, telescópico. Em ambas extremidades são fixadas por um parafuso, o que é relativamente simples, a não ser pelo tipo de material do parafuso, que é do tipo "elástico", assim sendo, após ser apertado uma única vez, não pode ser reaproveitado, pois devido a elasticidade, poderá se romper em caso de novo aperto, e nem preciso dizer qual a consequência desta ruptura!
Para registro os códigos dos parafusos são os seguintes:
Inferior, que vai junto ao assoalho 56415-2H000 R$ 9,17
Superior, junto a coluna de direção 56315-3X000 R$ 17,35
E ambos não existem em estoque, ou seja, se mexer nesta coisa, ou corre o risco ou fica sem carro por semanas até chegar a peça!!!!

Bem, dei uma de "Mandrake" e fiz a mágica sem soltar o eixo, soltei a coluna removi todos os conectores elétricos e tirei o volante com alavancas air-bag, etc... sem mexer em nada, apenas marquei a posição para recolocar na mesma posição.

Fiz o mesmo com o motor elétrico, soltei e o recoloquei na mesma posição, pois a coluna se movimenta e gira o eixo! É isto mesmo que leram, o eixo movimenta, mas é em relação a coluna obviamente, tudo questão de relatividade. Assim sendo, soltei os 3 parafusos torx, soltei os dois conectores elétricos que alimentam e pegam os sinais do motor e retirei o querido! removi a bucha, coloquei a nova, dei uma borrifada de WD40 e remontei o motor com a coluna na mesma posição em que estava.
Fiz a remontagem de tudo, liguei o fio terra da bateria e corri pro abraço!

Antes que me xinguem, putz, me entusiasmei, entrei em alfa e não tirei nenhuma foto!

De qualquer forma, espero que seja uma contribuição ao fórum.


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Re: Folga na coluna de direção

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